IPVA 100% grátis: Lei em vigor cai como presente a milhares de motoristas em SP

Milhares de motoristas em São Paulo estão isentos de pagar o IPVA e celebram de alegria com a gratuidade; confira
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Isenção IPVA - Foto: Montagem

Milhares de motoristas em São Paulo estão isentos de pagar o IPVA e celebram de alegria com a gratuidade

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos pagamentos mais temidos pelos motoristas. Afinal, para aqueles que não sabem, estamos falando de uma taxa obrigatória e que precisa ser paga anualmente por todos os donos de veículos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No estado de São Paulo, onde possuímos a maior frota de veículos do país, há regras que possibilitam muitos motoristas garantirem isenções e aliviarem o bolso. Dessa forma, e importante conhecer quais são elas para conseguir desfrutar dos benefícios que chegam a 100%.

IPVA 100% grátis em SP

Em suma, a isenção do IPVA é possível somente em casos específicos, como o de veículos fabricados há 20 anos, motoristas que são PCDs ou em exercem determinadas profissões. Todavia, é crucial que o usuário entenda os detalhes estabelecidos pelo estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Táxi, escolar e ônibus fretado

No caso de táxis, transporte escolar e ônibus fretado, a isenção é feita de forma automática. Ademais, no caso de taxistas que exercem a função com um carro usado, é necessário fazer o pedido da gratuidade, acessando o site e liberando o débito do seu CPF.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veículos com mais de 20 anos

Por sua vez, veículos com idade de fabricação maior que 20 anos, também não precisam pagar o IPVA no estado de São Paulo. Para concretizar isso, o motorista deve seguir as regras de cada estado, lembrando que a maioria estabelece 16 anos como tempo máximo de fabricação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas com deficiência

Ademais, pessoas com deficiência leve ou grave usufruem da isenção do débito. Mas, só deixa de pagar o imposto uma ao ano, ou seja, se o proprietário tiver mais de um veículo na garagem cadastrados no mesmo CPF, não é possível isentar todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veículos movidos a energia renovável

Por fim, temos a isenção do IPVA para os veículos movidos a combustíveis alternativos e de fontes de energia renovável. Entre eles, hidrogênio, carros elétricos, híbridos, motor flex movido a etanol, seja ônibus ou caminhões, movidos 100% a gás natural e biometano. A medida, que entrou em vigor em janeiro de 2025, vale até dezembro de 2026.

Afinal, para onde vai o dinheiro do IPVA?

Em suma, mesmo ligado ao transporte, o imposto não financia diretamente a manutenção de rodovias. Além disso, o governo destina 20% do valor arrecadado ao Fundeb, fundo responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento da educação básica no Brasil.

Por fim, veja mais notícias sobre o IPVA CLICANDO AQUI.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile