Cheques, IPVA e mais: Serasa comunica quando idosos ficam livres de dívidas

Saiba como idosos podem ficar livres das dívidas segundo o Serasa, entendendo os prazos de prescrição, os direitos de cobrança e mais.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Serasa emite comunicado sobre livramento de dívidas, o que interessa principalmente aos idosos (Foto Reprodução/Montage,/Lennita/Tv Foco/Serasa)

Saiba como idosos podem ficar livres das dívidas segundo o Serasa, entendendo os prazos de prescrição, os direitos de cobrança e mais

O Serasa, através do seu portal oficial, comunicou como os idosos podem ficar livres de certas dívidas, como cheques, IPVA e outras pendências, após o cumprimento dos prazos legais de prescrição. Em suma, a dívida prescreve quando o credor perde o direito de cobrar judicialmente e exigir pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso acontece porque a legislação brasileira determina períodos específicos para que os credores busquem a cobrança judicial, que variam conforme o tipo de dívida.

Para o público idoso, essa regra ganha relevância especial, pois muitos acumulam dívidas antigas que, mesmo não quitadas, não podem mais resultar em ações judiciais nem em bloqueios de bens ou contas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja como funcionam os prazos:

Caso o credor não mova processo judicial nesse intervalo, ele perde a possibilidade de cobrar a dívida na Justiça, o que protege especialmente os idosos de cobranças judiciais abusivas ou prolongadas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os órgãos de crédito também retiram o nome do devedor dos cadastros de restrição após 5 anos.

Assim, mesmo quem possui dívidas antigas pode recuperar o acesso ao crédito e retomar a vida financeira com mais tranquilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, a dívida não desaparece, uma vez que ela continua existindo e pode aumentar com juros e multas, além de ser cobrada administrativamente por meio de cartas, telefonemas e mensagens.

Por isso, o Serasa alerta que, mesmo para idosos, o ideal é negociar e quitar as dívidas para evitar transtornos financeiros futuros e restabelecer o crédito com mais facilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, a falta de pagamento pode causar restrições em cadastros internos, como o Registrato do Banco Central:

Como colocar as dívidas em dia?

Para que os idosos mantenham suas finanças organizadas e se beneficiem da prescrição sem riscos, o Serasa recomenda as seguintes ações:

Para participar do Serasa Limpa Nome, o consumidor deve:

O processo é rápido, transparente e oferece descontos de até 90% em alguns casos, além de garantir que o nome seja limpo nos cadastros de restrição após a quitação.

Esse serviço permite que idosos regularizem sua situação financeira com segurança, evitando problemas futuros mesmo quando a dívida ainda não prescreveu.

MAS ATENÇÃO! A recomendação do Serasa é que, sempre que possível, as dívidas sejam negociadas, para preservar a saúde financeira e a tranquilidade do consumidor.

Mas, para saber sobre outras dívidas, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile