IPVA quase de graça: Cláudio Castro confirma nova lei com 12 presentões para salvar motoristas no RJ

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

04/02/2025 19h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Entenda as regras (Foto: Agência Brasil)

Após assinatura do governador, motoristas podem parcelar dívidas sobre o imposto, minimizando os valores em poucos valores mensais

Em dezembro, Cláudio Castro sancionou oficialmente a Lei 10.579/2024, que garante a prorrogação do prazo de adesão ao programa IPVA Em Dia para 30 de junho. Essa inciativa permite o parcelamento de atrasos no tributo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprovada pela Assembleia do Rio e publicada no Diário Oficial, a regra garante aos motoristas o pagamento em mínimas mensalidades de até 12 vezes, ficando quase de “graça”, como defendeu a proposta. O programa está válido para quem tem acúmulos desde 2020.

Agora, os débitos de IPVA sobre o ano de 2024, que podem entrar em dívida ativa se não forem efetuados, também poderão ser incluídos, formando um único boleto. De acordo com o Governo do Estado do Rio, cerca de 1 milhão de veículos devem ser beneficiados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado Claudio Caiado, do PSD, ressaltou a importância do programa de parcelamento para sanar uma longa lista de motoristas. “A prorrogação vai garantir que os motoristas tenham tempo suficiente para se organizarem e conseguirem aderir a esse programa”, disse.

Luiz Paulo, do mesmo partido e autor da lei original, destacou que a ação será benéfica para os condutores e também para o poder público. “Este projeto faz bem para os dois lados, para quem deve o IPVA, porque poderá parcelá-lo, quitá-lo e deixar de ser devedor. De outro lado, para o próprio Estado, que vai aumentar sua arrecadação, visto que a inadimplência é muito grande”, acrescentou.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

CNH, Detran, IPVA
Os motoristas do Rio de Janeiro podem parcelar dívidas com IPVA em até 12 vezes (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como fazer a solicitação do IPVA Em Dia?

  • O pedido acontece pelo site da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro;
  • No site, o contribuinte deve fazer login com a conta já cadastrada no portal do governo;
  • Se ainda não tiver, é possível acessar com Certificado Digital e escolher o número do Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam.
IPVA
Não pagamento no IPVA pode render dívida ativa e problemas no CPF do cidadão (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Em resumo, Cláudio Castro sancionou a Lei 10.579/2024, no Rio de Janeiro;
  • Agora, motoristas com o IPVA atrasado desde 2020 poderão parcelar a dívida em até 12 vezes;
  • Cerca de 1 milhão de cidadãos devem se beneficiar com a medida sobre o imposto.

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o IPVA de 2025 em outros estados!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.