80% de desconto e 120 meses pra pagar: Isenção colossal de dívidas chega a 3 grupos no Rio Grande do Norte

Três grupos no Rio Grande do Norte são beneficiados com isenção de dívidas, com até 80% de desconto e parcelamento em 120 meses.

04/05/2025 23h55

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ilustração dívidas (Foto: Canva)

Três grupos no Rio Grande do Norte são beneficiados com isenção de dívidas, com até 80% de desconto e parcelamento em 120 meses. Veja os detalhes

Uma oportunidade histórica acaba de ser sancionada no Rio Grande do Norte. Uma nova lei estadual de transações tributárias promete mudar o jogo para milhares de pessoas com dívidas no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com descontos de até 80% e prazo de até 120 meses para pagar, a medida estabelece condições personalizadas para regularização de débitos fiscais e não fiscais com o Estado.

Conforme apurado pelo TV FOCO, aprovada na última terça-feira (29), a legislação cria um canal permanente de negociação entre o Governo do RN e os contribuintes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Tribuna do Nordeste’, segundo a governadora Fátima Bezerra, a iniciativa visa promover justiça fiscal. Ademais, respeitando a realidade estrutural e contábil de cada devedor.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Ilustração de pessoa realizando cálculos de dívidas (Foto: Reprodução / Freepik)

Quais grupos beneficiados?

A nova lei contempla três grandes grupos de devedores:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  1. Empresas com débitos inscritos na dívida ativa estadual
  2. Empreendedores em dificuldades financeiras comprovadas
  3. Contribuintes com processos judiciais envolvendo tributos estaduais

De acordo com o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, o objetivo é permitir que o maior número possível de empresas se regularize sem comprometer suas atividades.

“Cada caso será avaliado individualmente, garantindo condições reais de pagamento”, afirmou. O estoque da dívida ativa do RN ultrapassa os R$ 10 bilhões, sendo mais de 95% relacionados ao ICMS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a expectativa da Sefaz é de que a nova política fiscal contribua tanto para o aumento da arrecadação, quanto para o fortalecimento econômico de empresas que enfrentam dificuldades.

“É uma ferramenta moderna e justa. Vai ajudar negócios que quase fecharam as portas a se manterem ativos e gerando empregos”, destacou Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ICMS (Foto: Reprodução/ Internet)
ICMS (Foto: Reprodução/ Internet)

Quando começam as negociações de dívidas?

Em resumo, a regulamentação da lei está prevista para os próximos meses, com início das negociações ainda no primeiro semestre.

Ademais, o Procurador-Geral Adjunto, José Duarte Santana, adiantou que os primeiros acordos devem ocorrer a partir de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

  • Em suma, se você é empresário ou empreendedor no Rio Grande do Norte e possui dívidas com o Estado, esta pode ser sua melhor chance de quitar tudo.
  • A possibilidade de até 80% de isenção e 120 meses para pagar pode ser o fôlego que você estava procurando para colocar as contas em dia e seguir adiante.
  • Fique atento à regulamentação e procure orientação especializada para aproveitar os benefícios.

Por fim, veja: Fim das dívidas com a água, luz e empréstimos: Lei em vigor em 2025 protege os idosos 60+ de 3 contas

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.