80% de desconto e 120 meses pra pagar: Isenção colossal de dívidas chega a 3 grupos no Rio Grande do Norte

Três grupos no Rio Grande do Norte são beneficiados com isenção de dívidas, com até 80% de desconto e parcelamento em 120 meses.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Ilustração dívidas (Foto: Canva)

Três grupos no Rio Grande do Norte são beneficiados com isenção de dívidas, com até 80% de desconto e parcelamento em 120 meses. Veja os detalhes

Uma oportunidade histórica acaba de ser sancionada no Rio Grande do Norte. Uma nova lei estadual de transações tributárias promete mudar o jogo para milhares de pessoas com dívidas no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com descontos de até 80% e prazo de até 120 meses para pagar, a medida estabelece condições personalizadas para regularização de débitos fiscais e não fiscais com o Estado.

Conforme apurado pelo TV FOCO, aprovada na última terça-feira (29), a legislação cria um canal permanente de negociação entre o Governo do RN e os contribuintes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal ‘Tribuna do Nordeste’, segundo a governadora Fátima Bezerra, a iniciativa visa promover justiça fiscal. Ademais, respeitando a realidade estrutural e contábil de cada devedor.

Ilustração de pessoa realizando cálculos de dívidas (Foto: Reprodução / Freepik)

Quais grupos beneficiados?

A nova lei contempla três grandes grupos de devedores:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Empresas com débitos inscritos na dívida ativa estadual
  2. Empreendedores em dificuldades financeiras comprovadas
  3. Contribuintes com processos judiciais envolvendo tributos estaduais

De acordo com o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, o objetivo é permitir que o maior número possível de empresas se regularize sem comprometer suas atividades.

“Cada caso será avaliado individualmente, garantindo condições reais de pagamento”, afirmou. O estoque da dívida ativa do RN ultrapassa os R$ 10 bilhões, sendo mais de 95% relacionados ao ICMS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a expectativa da Sefaz é de que a nova política fiscal contribua tanto para o aumento da arrecadação, quanto para o fortalecimento econômico de empresas que enfrentam dificuldades.

“É uma ferramenta moderna e justa. Vai ajudar negócios que quase fecharam as portas a se manterem ativos e gerando empregos”, destacou Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ICMS (Foto: Reprodução/ Internet)

Quando começam as negociações de dívidas?

Em resumo, a regulamentação da lei está prevista para os próximos meses, com início das negociações ainda no primeiro semestre.

Ademais, o Procurador-Geral Adjunto, José Duarte Santana, adiantou que os primeiros acordos devem ocorrer a partir de junho.

Considerações finais

Por fim, veja: Fim das dívidas com a água, luz e empréstimos: Lei em vigor em 2025 protege os idosos 60+ de 3 contas

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile