Isenção dos pedágios para motoristas idosos: O que a lei diz?

Isenção dos pedágios para motoristas idosos: saiba o que a lei diz sobre isso e quais são os benefícios da terceira idade
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Isenção dos pedágios para motoristas idosos: O que a lei diz? (Foto: iStock/Reprodução)

Isenção dos pedágios para motoristas idosos: veja o que diz a lei

Motoristas com mais de 60 anos no Brasil são considerados idosos e contam com diversos benefícios garantidos por lei, como vagas reservadas em estacionamentos, gratuidade no transporte público e atendimento preferencial. Mas quando o assunto é pedágio, surge a dúvida: existe isenção para idosos nas rodovias?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao contrário do que muitos pensam, não existe isenção dos pedágios para motoristas idosos no Brasil. Eles devem pagar o mesmo valor cobrado dos demais condutores, conforme o tipo de veículo. A confusão acontece porque alguns projetos de lei tramitam no Congresso Nacional com a proposta de conceder o benefício. No entanto, até o momento, ninguém aprovou nenhum deles.

Projetos que propõem a isenção dos pedágios

Entre as propostas já apresentadas, destacam-se:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses projetos, junto com outros semelhantes, estão anexados ao PL 7369/2014 da senadora Ana Amélia (PP-RS), que trata da isenção de pedágio para motoristas com deficiência. Desde 2021, eles aguardam análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Sem a aprovação das leis, qualquer motorista, inclusive idosos, que deixar de pagar o pedágio pode ser penalizado. O Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro considera o ato uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Benefícios garantidos aos idosos por lei

Embora a isenção de pedágio ainda não exista, outros benefícios para idosos estão em vigor:

Atualmente, motoristas idosos não têm isenção dos pedágios no Brasil. O tema ainda está em debate no Congresso e, até que haja aprovação e regulamentação, o pagamento continua obrigatório. Prtanto, para aproveitar todos os benefícios disponíveis, é fundamental que o idoso conheça seus direitos e verifique as regras específicas em sua cidade ou estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção em contas? Leit faz idosos fugirem das dívidas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Sair da versão mobile