Conta de água, luz e +4: Lei em vigor hoje (10) crava isenção em dívidas aos idosos 60+

Idosos contam com uma nova lei para ampará-los em um dos momentos mais dolorosos da vida: O superendividamento!
Principalmente depois da pandemia, muitos idosos 60+ se endividaram e não estão conseguindo sair do sufoco. Desse modo, lei em vigor em 2025 crava isenção em dívidas de consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir de informações do portal Serasa e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em benefícios, detalha agora quais contas contam com isenção para grupos de idosos 60+.
O fato é que o brasileiro acaba se endividando, fruto da alta inflação, que não acompanha os nossos gastos atrelados aos salários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Boa parte da população encontra-se endividada. Portanto, uma nova lei surge como a solução para a parcela mais vulnerável do país: Os idosos!
A Lei do Superendividamento estabelece limites para as instituições de crédito quando oferecem propostas aos clientes.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Pela legislação, a proteção deve ser, sobretudo, para idosos, analfabetos, doentes e pessoas em situação de vulnerabilidade.
AFINAL, QUAIS CONTAS OS IDOSOS 60+ PODEM RENEGOCIAR E CONSEGUIR A ISENÇÃO DE JUROS?
Desse modo, a Lei é para aquelas pessoas de boa-fé que declararam a impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, sem que as coisas básicas, como alimentação, seja atingida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao atender a essa legislação, uma série de encargos pode ser renegociado ou até mesmo perdoado.
Ou seja, a isenção dos JUROS pode acontecer em algumas situações. Porém, a dívida original deve ser paga normalmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, as contas de consumo e dívidas bancárias que podem ser renegociadas são:
- Conta de água;
- Conta de luz;
- Conta de telefone;
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Cartões de crédito;
Primeiramente, para aproveitar a Lei do Superendividamento, o idoso 60+ precisa entrar em contato com as credoras, apresentar a documentação necessária e solicitar a aplicação da legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, a Lei do Superendividamento permite ao consumidor que tem dívidas com vários credores fazer uma negociação única.
- Sendo assim, é possível criar um plano de pagamentos compatível com a realidade financeira dele.
- Inclusive, é através desse parcelamento que a Lei garante que a negociação sempre preservará um valor necessário para a sobrevivência: o mínimo existencial.
- Portanto, ela cai como um presentão aos idosos 60+ em situação de vulnerabilidade e endividados com contas de consumo.

AFINAL, O QUE É MÍNIMO EXISTENCIAL?
Em 19 de junho de 2023 foi assinado pelo Governo Federal um decreto que determina em R$600 o valor do mínimo existencial.
Sendo assim, essa decisão assegura um grau de proteção maior a pessoas endividadas ao renegociar dívidas.
Portanto, isso significa que ao menos R$ 600 para pagamento de despesas básicas sempre estarão protegidos nos casos de superendividamento.
“Desse modo, veja matéria completa sobre adeus ao IPVA aos Idosos, com nova lei de Lula”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br