Isenção garantida: Lista não paga mais IPVA e pode solicitar hoje

Alguns brasileiros são isentos do pagamento de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e podem acessar facilmente o benefício em 2025
O IPVA é um imposto obrigatório a todos os donos de veículos no Brasil e todos os anos, é necessário pagar por ele. Mas, há algumas pessoas que são isentas de pagar por conta de algumas doenças específicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Algumas condições que reduzem a capacidade automotora delas fazem com que não precisem arcar com os pagamentos. E vamos comentar sobre elas para que todos estejam cientes de seus direitos.
A partir de informações coletadas do site 99, vamos apresentar a lista de beneficiários que não precisam arcar com o pagamento desses pagamentos em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é isento de pagar IPVA?
Primeiramente, vamos expor a lista de pessoas que são isentas por conta de enfermidades. Há uma lista que o próprio CTB (Código de Trânsito Brasileiro) considera passível de isenção:
- Deficiência física que afete a mobilidade (paralisia ou amputações);
- Deficiência visual grave;
- Deficiência mental severa ou profunda;
- Doenças neurológicas incapacitantes (como Esclerose Múltipla, Alzheimer, Parkinson);
- Doença renal crônica, com necessidade de hemodiálise;
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Câncer, dependendo da gravidade e de como afeta a mobilidade;
- HIV/AIDS em estágio avançado.
Além disso, pessoas com deficiência (PCD) também tem direito a isenção do IPVA. Nesse caso a regra vai variar de acordo com o Estado. Por exemplo, alguns isentam 100%, outros apenas 50%, sendo assim, depende.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Nesses casos, você como motorista PCD precisa entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e questionar quais as regras que estão valendo.
Vale ressaltar que há regiões que vão isentar de acordo com o preço do carro. Muitos garantem isenção em carros com FIPE entre R$ 70 mil e R$ 120 mil. E tem porcentagens próprias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E quanto aos motoristas?
Quem tem como profissão ser motorista, também tende a ganhar isenções em vários lugares. Geralmente, motoristas de táxis, empresas de ônibus e transportes urbanos não pagam.
Há até estado que já garante isenção para motorista de aplicativo, como o caso de Rondônia. Além de alguns outros requisitos, o motorista precisa ter 3600 viagens por ano para ganhar o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, há motoristas de aplicativo que desejam que as regras para taxistas também passem a valer para eles. Mas, isso ainda é uma longa discussão que não tem veredito e nem uma previsão de desfecho.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br