Claro, TIM e Vivo provavelmente escondem de você: Isenção da conta de internet é liberada com 4 atitudes

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

É possível conseguir internet gratuita graças a uma nova lei (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/Claro/Vivo/Tim)

Operadoras como a Claro, Vivo, Tim podem oferecer isenção total na internet caso o consumidor passe por essa situação e você precisa ficar por dentro dos seus direitos

Operadoras como a Tim, Claro, Vivo e outras provavelmente devem esconder, mas é bem possível conseguir uma liberação de internet de forma gratuita caso tome 4 atitudes simples.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, apesar de muitos consumidores não fazerem nem ideia, essas operadoras devem fazer um reembolso caso os mesmos fiquem sem sinal de rede por algum tempo.

Pelas regras da ANATEL a compensação ou abatimento é válido caso o serviço esteja fora do ar por mais de 30 minutos e deve ser proporcional ao valor da assinatura, considerando o período em que o serviço esteve interrompido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, de acordo com o Canal Tech, apesar desse reembolso ser automático, nem sempre ele é visto na fatura, então é preciso se manter em alerta!

Motivos válidos

Vale dizer também que o motivo da interrupção não impede o abatimento no valor. Ou seja, ainda que fique sem sinal de internet por conta de chuvas, reparos ou queda no sinal da operadora, o consumidor deverá ser ressarcido.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O reembolso também é válido em casos de interrupção nos sinais de TV a cabo ou de pacotes de canais no estilo pay-per-view.

MAS ATENÇÃO! No caso do canal, a compensação deverá ser efetuada em valor cheio, não importando o período em que ficou fora do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém para que o consumidor consiga esse ressarcimento, o mesmo precisa tomar 4 ações simples porém cruciais como:

E ATENÇÃO! Caso esse desconto não venha, o consumidor pode entrar novamente em contato com a prestadora de serviço, que terá até cinco dias úteis para devolver o valor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro ponto de alerta é que, caso essas quedas persistirem e a empresa não conseguir solucionar prontamente a situação, essa reclamação deverá ser feita diretamente na ANATEL.

Você pode fazer tanto pelo órgão de defesa do consumidor mais próximo ou através do site através desse link aqui*

Em caso de quedas constantes, que atrapalham o uso apropriado do serviço, o consumidor pode cancelar o contrato sem ônus, mesmo que exista uma cláusula de fidelização no contrato.

O ressarcimento

Com a reclamação feita, o consumidor deverá esperar pelo ressarcimento na próxima fatura em aberto.

Conforme o artigo 85 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, na fatura que foi paga sem o abatimento de direito à devolução, o valor deverá ser igual ao dobro do que foi pago em excesso, acrescido de correção monetária e juros de 1% ao mês.

Caso a operadora prefira pagar em algum tipo de crédito, a ANATEL informa que o prazo máximo para a devolução é de dez dias, contados a partir da data de identificação da cobrança indevida.

Caso o ressarcimento seja feito via sistema bancário, o prazo a ser considerado é de, no máximo, 30 dias a partir da data da identificação da cobrança indevida.

Vale ressaltar que os valores devolvidos são calculados de acordo com o pacote escolhido pelo usuário, mas que, MESMO APÓS O REPARO, se o sinal ficar fora do ar por um tempo superior a quatro horas, o valor abatido deverá corresponder a um dia inteiro.

Como entrar em contato com as operadoras?

Veja abaixo os meios de comunicação de cada operadora:

Essa ligação é gratuita e o canal é disponibilizado especificamente para tratar problemas de conexão do serviço.

Também é possível consultar se há alguma manutenção programada para sua região através do site da operadora, na aba AJUDA, do aplicativo.

Ainda assim, caso o consumidor queira conversar com um atendente sobre os problemas de conexão, a operadora disponibiliza o telefone 10621.

O contato pode ser feito por meio do número *144, digitando a opção de falar com um atendente real quando fornecida.

Há também a possibilidade de contato via chat no app do serviço, site Meu Tim ou via WhatsApp.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile