Os idosos contam com uma série de benefícios garantidos por lei, que conta com até mesmo uma isenção no IPTU
Todos os idosos precisam estar atentos em todos os benefícios que os atingem, que trazem gratuidades, isenções e pagamentos em 2025. Tudo isso ajuda e muito a vida financeira desse grupo de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os idosos de mais de 60 anos de idade costumam a enfrentar algumas dificuldades que não tinham quando era mais jovens. Assim o Estatuto do Idoso surgiu para garantir os devidos direitos e evitar endividamento.
De acordo com o portal ‘Uol’, um dos grandes benefícios é a possibilidade de obter a isenção do IPTU, mas para isso precisa estar dentro de alguns requisitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cada município estabelece as suas normas e regras, portanto é importante ficar atento na Secretaria da Fazenda, verificar se possui direito nesse sentido.
No geral, as pessoas idosas precisam seguir alguns requisitos, como a renda de até 2 salários mínimos e ter somente 1 imóvel em seu nome.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se falando de São Paulo, maior capital do Brasil, os idosos não podem ter outro imóvel no município, rendimento que não ultrapasse três salários mínimos para isenção total.
A isenção parcial atinge os que possuem rendimento de até cinco salários mínimos, além do valor venal ser de até R$1.369.813.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gratuidade nos transportes
Pensando em melhor qualidade da locomoção dos idosos 65+, eles contam com gratuidade em transportes públicos, como ônibus, trens e metrôs.
Todas as empresas de transporte público devem reservar ao menos 10% de seus assentos exclusivos para idosos. O problema é que alguns passageiros não respeitam essa exclusividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ônibus de viagens interurbanas também possuem assentos com gratuidades para as pessoas que já passaram dos 60 anos.
Saque no BPC
BPC (Benefício de Prestação Continuada) é uma ramificação que há dentro do INSS. Porém, pago somente aos idosos 65+ e pessoas com deficiência.
Mas além desses requisitos também precisam ter uma renda per capita que seja no máximo a de 1/4 do salário mínimo. Ele tem um valor mensal garantido de um salário mínimo aos segurados, que atualmente está em R$1.518.
É importante ressaltar que não há o pagamento do 13° salário neste programa, diferente da aposentadoria. Lembrando que ele segue um cronograma de pagamento com o final do NIS.
