Isenção do metrô na era Nunes: Lei em vigor garante passagem e salva 4 grupos em São Paulo em 2025

Uma lei que está em vigor em São Paulo, na era Ricardo Nunes, garante a isenção da taxa do metrô para quatro grupo de pessoas
Neste ano de 2025, ainda está uma lei em vigor em que garante a isenção do metrô para quatro grupos de pessoas em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse não pagamento diário ajuda a poupar um bom dinheiro e essa economia serve de ajuda para os beneficiados pagarem dívidas e comprarem outras coisas que deseja.
O time do TV Foco especializado em Transporte, a partir de informações do portal ‘Mobilidade’, traz à tona uma isenção na taxa do metrô.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns moradores da cidade de São Paulo contam com esse grande benefício, que vale também para o trem e os ônibus.
Metrô é fundamental em São Paulo
- A cidade de São Paulo conta com mais de 11 milhões de habitantes, a maior do país em número de moradores;
- Assim, todos os transportes se tornam fundamentais para o andamento, como o metrô que recebe milhares de pessoas todos os dias;
- Prova disso é quando alguma estação não está funcionando, afeta todas as outras e até mesmo os ônibus e o trânsito;
- Prova de sua importância é ver como as composições ficam extremamente lotadas no horário de pico.
Isenção no metrô
De acordo com o portal ‘Mobilidade’, há quatro grupos de pessoas em São Paulo que contam com a isenção no pagamento da passagem do metrô.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O primeiro deles são para crianças com até seis anos de idade, que não pagam pelo transporte e passam por de baixo da catraca.
Do outro lado estão os idosos que já superaram os 60 anos de idade e também utilizam o transporte de maneira gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, precisam apenas apresentar um documento pessoal, como o RG, comprovando a sua idade, e não precisa de um bilhete para acessar o transporte.

Desempregados e pessoas com deficiência
Ainda segundo o site, alguns desempregados têm direito a utilizar o transporte público de maneira gratuita em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, somente se tiver registro na Carteira de Trabalho, e perdeu o emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias.
Para isso, precisa solicitar a Credencial do Trabalhador Desempregado, comparecendo no posto da CPTM na estação Palmeiras Barra-Funda.
Por fim, algumas pessoas com deficiência também contam com o direito de entrar de graça nas viagens de metrô.
Porém, precisa que sua condição se encaixe na lista de contempladas pelo Bilhete único especial, descritas no site da SPTrans.

Conclusões finais
A cidade de São Paulo conta com lei em vigor, na era de Ricardo Nunes, que garante a isenção na passagem do metrô para alguns moradores.
Dentre eles estão crianças até seis anos de idade, idosos 60+, pessoas desempregadas e deficientes, desde que comprovem a doença.
Quantas linhas de metrô em São Paulo?
A cidade de São Paulo conta com 6 linhas de metrô, que somam mais de 100 km que cortam toda a cidade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br
