Informe no Itaú, Caixa e mais: Bancos podem expulsar clientes?

Todas as pessoas adultas costumam ter contas em bancos, e você precisa se informar se as instituições podem te expulsar
Se você nunca imaginou que o banco poderia te expulsar como cliente, precisa se atentar nas atitudes que estão tomando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque uma instituição financeira pode sim tomar essa decisão, mas não é uma coisa comum e por conta disso gera essa dúvida em todos.
De acordo com a advogada Daniela Froener, em entrevista ao portal ‘E-Investidor’, os bancos são prestadores de serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso faz com que não sejam obrigadas a manter o atendimento a um cliente que não estão seguindo as diretrizes impostas por eles.
Alguns problemas que podem levar a essa expulsão é quando as pessoas apresentam problemas em seu CPF, como estar suspenso, nulo ou cancelado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Esse é o principal motivo em que levam a rescisão de contrato unilateral, pegando o cliente de surpresa, com uma mensagem ao entrar no aplicativo.
Bancos possuem cláusulas que permitem a expulsão de clientes?
Agora segundo o advogado Marcos Poliszezuk, os bancos, como o Itaú, Caixa e todos os outros possuem sim cláusulas para rescisão contratual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Geralmente as acionam quando identificam atividades suspeitas, com indícios de crimes financeiros, que geralmente são lavagem de dinheiro.
Mas podem existir outras infinidades de fatores, como inatividade da conta por um longo período ou então uma inadimplência de anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O uso indevido da conta, quando detectado, geralmente por terceiros, também podem levar os bancos a acionarem essas cláusulas.

Qual mensagem o banco envia ao cliente em caso de expulsão?
Geralmente quando os bancos acionam a cláusula de rescisão de contrato com seus clientes, enviam uma mensagem explicando os motivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A fim de garantir a segurança e cumprir regulações obrigatórias, analisamos constantemente diversos fatores relacionados ao cadastro e utilização de nossos serviços por nossos clientes”, inicia o comunicado.
Em seguida, afirmam que este não será mais o seu cliente, o que geralmente pega a todos que recebem essa mensagem de surpresa.
“Após uma análise mais detalhada, gostaríamos de informar que não será mais possível que você seja nosso cliente”, o comunicado deixa bem claro.
Por fim, revelaram que as causas são confidenciais e se quiser mais informações precisam entrar em contato com o suporte do banco.
“Nossa análise interna é feita com muita atenção, e os motivos para a decisão são confidenciais”, encerra o banco sobre o comunicado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br