“A partir do dia 15”: Itaú, Caixa, BB e mais se unem em comunicado para decretar FIM de serviço crucial

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/04/2024 9h33

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco do Brasil / Caixa / Itaú - Montagem TVFOCO

Itaú, Caixa e Banco do Brasil já confirmaram o fim de serviço crucial

Os bancos do Brasil, como o Itaú, Caixa e Banco do Brasil, já confirmaram o fim de um serviço que, durante décadas, foi considerado como crucial aos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fim, que se deu após a chegada de um substituto inovador, veio com um comunicado oficial que o TV Foco relembra para você, nesta terça-feira (8).

Estamos falando do fim do serviço de transferências bancárias, o DOC, que acabou sendo confirmado após a grande popularidade e aceiração do PIX, seu substituto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O DOC (Documento de Ordem de Crédito), foi oferecido pelos bancos há mais de 30 anos. Segundo informações do portal O Antagonista, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que:

“A partir do dia 15, deste mês de janeiro, as instituições financeiras associadas, incluindo Itaú, BB, Caixa e demais deixarão de realizar os DOCS”

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, a mudança afetou tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas (empresas), marcando o fim de um meio de pagamento tradicional.

A Febraban também anunciou o fim das operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.De acordo com a entidade, a data-limite para agendamento de um DOC será até dia  29 de fevereiro deste ano de 2024, quando o sistema foi definitivamente encerrado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, as instituições financeiras tiveram até essa data para processar todos os agendamentos feitos pelos clientes.

De acordo com os dados do Banco Central, foram efetuadas em 2023 59 milhões de transações através do DOC, o que representa somente 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o TED, que inclusive tem uma forma muito similar ao Pix, cuja diferença é que ele cai até o fim do dia útil, foi usado em 1,01 bilhão de operações. O presidente da Febraban, Isaac Sidney ainda afirmou que, após o surgimento do Pix (aonde ele promoveu uma alta movimentação e taxa extremamente baixa, ou zero), tanto o TEC como o DOC ficaram extremamente ultrapassados.

Fora isso, a Febraban e os bancos estão em constante avaliação quando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no País, a fim de melhorar a conveniência para os clientes.

O DOC teve seu fim confirmado em quais bancos?

Assim, diante do fim do serviço que teve seu fim confirmado em todos os bancos nacionais, o Bradesco e a Caixa em entrevista exclusiva à Info Money, afirmaram que iriam seguir o cronograma divulgado pela Febraban, encerrando as operações com DOC do dia 15 a 29 de fevereiro de 2024.

O Santander também informou que começou a desativar o DOC desde o mês de setembro de 2023

Banco do Brasil disse que a modalidade para Pessoa Física acabou no dia 15 de outubro de 2023.

Já o Itaú Unibanco informou em nota que já desligou toda a modalidade de transferências via DOC para o público de pessoas físicas já em janeiro de 2023, antes mesmo do comunicado da Febraban.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.