Itaú, Nubank e+: Banco Central emite alerta com proibição que abala cartões de crédito nos bancos em 2025

Alerta geral! Banco Central emite comunicado com proibição e alerta aos usuários de cartão de crédito; confira os detalhes
Em tempos onde o dinheiro em espécie tem se tornado cada vez mais raro, os cartões de crédito se tornaram grandes queridinhos da população de modo geral. Afinal, além de um pagamento mais facilitado, os mesmos oferecem segurança na hora da compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, os donos de cartão de crédito precisam estar em alerta com um alerta de proibição do Banco Central que atinge os mesmos nos bancos em 2025. Diante da situação, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do próprio BC, por meio do seu portal oficial, traz maiores detalhes sobre o assunto.
Proibição do Banco Central
O Banco Central decretou que as instituições emissoras, como Nubank, Itaú ou qualquer outra companhia financeira, estão proibidas de encaminhar ou habilitar cartões sem o pedido expresso do titular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, por meio de um comunicado, a autarquia autônoma e responsável pelo controle dos bancos e da moeda (real), tratou de emitir um alerta crucial aos clientes. Ademais, o comunicado chega como um alívio e atinge bancos como o Nubank, Itaú e mais.

Comunicado do BC
“Após descobrir que um cartão foi emitido em seu nome, sem sua autorização, você deve entrar em contato a instituição financeira emissora pelos canais de atendimento: agência, SAC ou Ouvidoria. Se o problema não for resolvido, você pode registrar uma reclamação no Banco Central.”, comunicou o órgão.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Em síntese, o Banco Central emite os usuários de cartões de crédito a estarem em alerta para possíveis fraudes ou situações sem seu consentimento.

Considerações finais
- O Banco Central proibiu bancos de emitirem ou habilitarem cartões de crédito sem o pedido expresso do titular;
- Em suma, a medida protege os consumidores de práticas abusivas ou fraudes envolvendo a emissão não autorizada de cartões;
- Bancos como Nubank, Itaú e outros estão sujeitos à nova regra, que exige consentimento claro do cliente;
- Caso um cartão seja emitido sem autorização, o titular deve contatar a instituição financeira pelos canais oficiais (agência, SAC ou Ouvidoria).
Veja mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a função do Banco Central?
Em suma, o BC é responsável por gerir o meio circulante, garantir a estabilidade da moeda e promover o desenvolvimento econômico do país. Dessa forma, nota-se que zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo é uma das prioridades do BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br