Queda de cabelo e ganho de peso: Substituto de Bonner para JN com proibição da ANVISA contra nº1 das 50+

ANVISA proíbe popular entre os 50+, por riscos de queda de cabelo e ganho de peso e JN expõe todo o parâmetro da situação
Em edição do Jornal Nacional, que foi ao ar dia 7 de dezembro de 2024, na Globo, o âncora André Trigueiro, o qual substituía William Bonner, trouxe à tona uma recente proibição da ANVISA contra um dos tratamentos estéticos nº1 das 45 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se do chamado “chip da beleza”, um implante hormonal manipulado em farmácias que, apesar das promessas de resultados rápidos, tem gerado complicações sobre efeitos colaterais graves, como ganho de peso, queda de cabelo e complicações de saúde.
Diante disso, a partir das informações expostas na reportagem, a equipe do TV Foco, especializada em saúde do TV Foco, traz mais detalhes sobre a proibição e as consequências geradas pelo implante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alerta!
Vale dizer que o anúncio da ANVISA ocorreu ainda em outubro de 2024, onde alertou que proibiria a venda e o uso desses implantes hormonais manipulados, devido aos riscos apontados por médicos e por um número crescente de casos adversos.
De acordo com a autarquia, esses implantes, usados por muitas com a promessa de emagrecimento e aumento de energia, não têm segurança ou eficácia comprovada.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
A medida da ANVISA agravou com um pedido feito por 36 sociedades médicas, que alertaram para os danos que esses tratamentos poderiam causar.
A dentista Priscila Moreira, por exemplo, relatou como foi sua experiência após usar o “chip da beleza”:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ganhei peso, 10 quilos em quatro meses. Tive queda de cabelo, acne e até crescimento excessivo de pelos” – Relatou.

No entanto, ela não foi a única. Em menos de dois meses, um sistema de notificação desenvolvido por entidades médicas registrou 257 casos de complicações relacionadas a esses implantes hormonais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que dizem os especialistas?
Especialistas como Clayton Macedo, presidente do Departamento de Endocrinologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, alertaram para sérios riscos cardiovasculares, incluindo:
- Hipertensão;
- Alterações nos níveis de colesterol;
- E até AVCs
“Há casos de complicações graves, como infarto ou embolia, que ocorreram em faixas etárias em que não eram comuns, principalmente entre 40 e 50 anos” – Afirmou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que diz a ANVISA sobre o chip da beleza?
Conforme dito logo no início, desde outubro de 2024, a ANVISA passou a proibir o uso desses implantes com fins estéticos, esportivos e para ganho de massa muscular.
No entanto, é liberado somente com receita médica, CID e informação sobre efeitos colaterais.
- A ANVISA reforça o compromisso com a saúde pública, intensificando a fiscalização em farmácias de manipulação.
- Conselhos de classe atuarão em conjunto para garantir a qualidade dos serviços.
Além disso, destacou que o “chip da beleza” não foi submetido à avaliação de segurança necessária e que não existem produtos similares registrados para uso estético.
Porém, embora a ANVISA tenha autorizado a manipulação de implantes hormonais apenas para reposição hormonal, o debate sobre a segurança desses tratamentos continua.

Algumas entidades médicas defendem que a medida ainda não é suficiente para proteger a população dos efeitos adversos desses produtos não regulamentados.
MAS ATENÇÃO! Se você fez uso do chip da beleza e está se sentindo mal, procure um médico imediatamente e denuncie à ANVISA
Considerações finais:
Em suma, a ANVISA proibiu o uso de “chips da beleza” devido a diversos relatos de efeitos colaterais graves, como ganho de peso e queda de cabelo.
O Jornal Nacional expôs os riscos à saúde associados a esses implantes hormonais manipulados, que eram utilizados por muitas mulheres com a promessa de rejuvenescimento.
Especialistas alertam para sérios problemas cardiovasculares e a importância de buscar orientação médica. Mas, para saber mais informações sobre a ANVISA, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.