Trabalhadores em êxtase: Jornada de 30 horas é armada na era Lula pra salvar 200M brasileiros em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/12/2024 14h40

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Jornada de 30 horas é armada na era Lula pra salvar 200M brasileiros (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

Projeto de lei prevê redução na jornada de trabalho para 30 horas e mais de 200 mil brasileiros poderão se beneficiar da nova legislação

Comissão da Câmara dos Deputados aprovou a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanas e milhões de trabalhadores já comemoram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal FDR, foi a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados que aprovou a medida.

Vale ressaltar que o projeto de lei do deputado Gervásio Maia garante a jornada de 30 horas semanais para assistente sociais do serviço público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o texto também define o dia 15 de maio como o Dia Nacional do Assistente Social.

Contudo, essa redução de jornada deve acontecer sem impacto salarial, diferente do texto original que concedia um desconto de 50% na contribuição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

No entanto, a relatora Laura Carneiro excluiu esse ponto da medida do deputado, e assim, os trabalhadores não sofrerão com a redução de salário.

Desse modo, o texto ainda deve passar em outras comissões até que seja aprovado. Após isso, fica determinado o prazo de 189 dias para a aplicação das medidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Redução na jornada de trabalho – Foto Reprodução Internet

Qual é a atual jornada de trabalho para trabalhadores CLTs?

A jornada de trabalho no Brasil é de 8 horas diárias, com um limite de 2 horas extras por dia, e um máximo de 44 horas semanais. 

Além disso, é obrigatório que o trabalhador tenha um dia de descanso remunerado por semana, segundo o portal Pontotel. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, existem diferentes escalas de trabalho, desde que respeitadas as regras da Constituição Federal. 

A deputada Erika Hilton (Psol-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a jornada de trabalho semanal para 36 horas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta visa permitir a implantação de um modelo de quatro dias de trabalho. O debate sobre a PEC tem gerado opiniões divididas entre especialistas e nas redes sociais.

Contudo, confira as demais informações sobre as leis dos CLTs, aqui com o TV Foco!

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CLTs (Foto Reprodução/Internet)

Conclusões finais

Concluindo, a aprovação da redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais representa uma vitória significativa para os assistentes sociais, que já celebram esse avanço.

Com a exclusão de cortes salariais, a medida assegura melhores condições de trabalho sem prejuízo financeiro.

Apesar de ainda depender de tramitação em outras comissões, o projeto sinaliza um passo importante no reconhecimento e valorização desses profissionais essenciais.

A expectativa agora é pela aprovação final e pela implementação das mudanças que prometem transformar positivamente a rotina de trabalho no serviço público.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Os trabalhadores precisam se atentar a essa lei em vigor (Foto: Divulgação)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.