“Um dos nomes mais conhecidos”: Jornal da Globo comunica morte de ator amado no Brasil aos 59 anos

Ator amado no Brasil tem morte confirmada aos 59 anos na última quinta-feira (25)
G1, jornal que pertence ao Grupo Globo confirmou a morte de “Um dos nomes mais conhecidos” do teatro nacional. Ator faleceu aos 59 anos, em Curitiba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Maurício Vogue, ator, cantor e diretor, faleceu deixando uma trajetória sólida e reconhecida no teatro, principalmente como diretor. Ele também foi vocalista da banda Denorex 80.
Para quem não sabe, Maurício é filho da atriz Regina Vogue, um dos nomes mais conhecidos da cultura paranaense. Desse modo, ele deixa um legado importante para o setor. A causa da morte não foi oficialmente divulgada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AFINAL, QUEM É MAURÍCIO VOGUE?
Natural de Paranaguá, no litoral, e radicado em Curitiba, Maurício Vogue teve uma carreira marcada pela pesquisa artística. Desse modo, o ator lutou pela experimentação entre várias linguagens e pela construção de uma identidade própria nas artes cênicas.
Portanto, ele foi premiado oito vezes com o troféu Gralha Azul, principal premiação das artes cênicas do Paraná, tanto nas categorias infantil e adulto. Sendo assim, o velório aconteceu na manhã desta sexta (26), no saguão do Teatro Guaíra, em Curitiba.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

DEIXOU LEGADO NAS ARTES CÊNICAS
Desse modo, em nota enviada ao portal G1, o Teatro Regina Vogue lamentou a morte do ator e pontuou que ele foi mais do que um artista premiado;
“Maurício Vogue foi alma, ritmo e pensamento de um teatro construído ao longo de décadas. Do teatro mambembe às grandes montagens, percorreu os palcos como quem entende a arte como pacto com o sensível”, iniciou a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Construiu uma trajetória marcada pela poesia cênica, pela precisão estética e pelo profundo respeito ao público — especialmente às crianças, a quem sempre reconheceu como espectadoras plenas, capazes de imaginar o mundo de forma crítica e encantada”, finalizou.

INFELIZMENTE, OUTRO ATOR MORREU?
Gualdino Calixto, outro renomado ator morreu no dia 23 de dezembro. De acordo com informações da jornalista Fábia Oliveira, do portal Metrópoles, o veterano estava debilitado, onde precisou ser levado ao hospital e sofreu uma parada cardíaca, falecendo no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascido em Botafogo, na zona Sul do Rio de Janeiro, Gualdino Calixto viveu dos 5 aos 15 anos em Portugal. Contudo, ao longo da vida, vivenciou outras profissões, como professor, administrador de empresas e advogado.
Nos últimos três anos, trabalhava no cargo de Secretário Administrativo do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ), onde também se dedicava ao texto e direção de leituras dramatizadas.

Veja outras matérias sobre luto “clicando aqui”.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Diego Laureano
Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduação em Cinema e Audiovisual, pela Fasul Educacional. Com experiência na produção de programas na RIT TV, por dois anos. Possui vasta experiência como redator na cobertura de programas de TV e reality shows em portais de entretenimento desde 2008. Está desde 2022 no TV Foco, com forte atuação na cobertura de novelas e reality shows, onde escreve com responsabilidade, clareza e leveza. Desde 2023 também atua como apresentador do TV Foco em seu canal no YouTube. diego.laureano@otvfoco.com.br