“Proibição da cobrança”: Jornal da Globo confirma nova lei do IPVA em 2024, atingindo em cheio os motoristas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/05/2024 14h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo do G1 / IPVA - Montagem TVFOCO

G1, o jornal da Globo confirma nova lei do IPVA em 2024

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, em suma, se trata de um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, o G1, o jornal da Globo, confirmou uma nova lei do IPVA agora em 2024, que, sem dúvidas, acaba atingindo em cheio os motoristas e vocês ficarão por dentro de todos os detalhes neste domingo (5).

Segundo foi divulgado, voltou a valer a lei que determina a proibição de cobrança antecipada do Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em caso de transferência da titularidade. A lei, proposta pela Assembleia Legislativa, foi sancionada em junho de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A notícia, inclusive, foi adiantada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), durante visita ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) de Araguaína, no norte do estado. Na ocasião, ele ressaltou que valerá somente para a transferência dentro do mesmo município tocantinense.

É importante destacar ainda que o texto da lei sancionada especificou que o contribuinte não está impedido de fazer o pagamento adiantado do imposto, se preferir. Mas se precisar fazer a transferência, não será obrigado a quitar o valor do imposto, como era a prática anterior.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, segundo o G1, da Globo, como ainda precisava de regulamentação por parte do Estado, contribuintes chegaram a fazer reclamações após serem obrigados a pagar o IPVA adiantado em situações de compra e venda.

Por fim, resaltamos também que a mudança não vai gerar prejuízo ao estado, segundo o presidente, já que a arrecadação do IPVA, de responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), tem prazo para pagamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A data de vencimento do IPVA em parcela única é o dia 15 de outubro deste ano. Para quem prefere o parcelamento, os pagamentos caem entre os dias 15 e 17 de cada mês.

Quais carros não precisam pagar IPVA em 2024?

Estarão isentos veículos com:Estados onde a regra vigora
10 anos ou mais Rio Grande do Norte e Roraima
15 anos ou maisAmapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro
18 anos ou mais Mato Grosso
20 anos ou maisSão Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul
23 anos ou mais Alagoas
30 anos ou mais Santa Catarina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.