Artista brasileiro tem morte confirmada aos 78 anos pelo Jornal da Globo
O Jornal da EPTV, telejornal filiado da TV Globo foi paralisado, neste último sábado (1), ao confirmar a morte de um dos maiores artistas brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Triste notícia para a cultura da região, morreu ontem à tarde o compositor Martimiano Valério Borges aos 78 anos”, informou o jornalista do programa.
Portanto, de acordo com o telejornal, o músico morreu na sexta-feira (31), vítima de enfisema pulmonar e foi sepultado na manhã do último sábado (1).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Natural de Muzambinho, Sul de Minas Gerais, Martimiano que também era advogado e filósofo, começou à tocar violão aos 8 anos de idade e aos 15 passou a compor músicas com estilos variados desde o clássico para violão até música regional e raiz do interior de Minas Gerais.
Apaixonado pela música, Martimiano estudou no Conservatório de Música Gomes Gardin de Campinas-SP e se aperfeiçoou em cursos, como no III Festival Música das Montanhas em Poços de Caldas, cidade onde também morou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, sua música chamada Abolo foi classificada para a primeira edição do Festival Viola de Todos os Cantos, da ETPV, ficando em segundo lugar no Festival Viola de Todos os Cantos na categoria Raiz em 2005 com a música Velho Carreio, interpretada pela dupla João Carlos e Mauricio e ainda em 2007 com a música ” As Cordas de Aço”, também interpretada pela dupla João Carlos e Maurício.
Além disso, a canção também fez parte do repertório de uma das edições da Sinfonia das Águas, executada pelo maestro Agenor Ribeiro Netto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto, sua música Velho Carreiro é trilha sonora do filme Cavalhada, do projeto Descobrindo os Brasis do Ministério da Cultura.
Quais são as outras conquistas do músico Martimiano?
Em 2016, mais um reconhecimento do talento e dedicação à arte. Martimiano foi homenageado pela Academia Muzambinhense de Letras, com a Comenda Uriel Tavares, em ocasião dos 136 anos de Muzambinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE