Jornal da Record traz quentinha com atualização final do 14º salário do INSS e liga alerta nos idosos 60+

Alerta geral chega aos idosos 60+ do INSS sobre o 14º salário e demais beneficiários do órgão do Governo Federal
O ano de 2025 iniciou com grandes viradas aos brasileiros e trazendo grandes viradas. Todavia, se tem um assunto que há alguns anos não sai da mente de milhões, trata-se do pagamento do 14º salário do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o jornal da Record traz à tona uma quentinha com atualização final do benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e liga alerta nos idosos 60+. Assim, o time de especialistas em benéficos do TV FOCO, a partir de maiores detalhes da fonte da Record, expõe a realidade sobre o assunto.
Comunicado da Record
Diante das especulações, no dia (17/02/2024), o R7, portal de notícias da Record, emitiu um comunicado sobre o 14º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O 14º salário do INSS surge como uma luz de esperança para aposentados e pensionistas em todo o Brasil. A proposta, concebida em 2020 durante os desafios da pandemia, visa proporcionar uma injeção financeira adicional na renda dos brasileiros que já contribuíram tanto para o país.”, destaca o portal.

Afinal, o que é o 14º salário do INSS?
Para aqueles que não sabem, o Projeto de Lei 4367/2020, tem o desejo de liberar o chamado 14° salário, beneficiando os aposentados e pensionistas do INSS. Segundo o portal ‘E Investidor’, o PL está sendo analisado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Por não haver lei a respeito do benefício, não há certeza no que se trata dos valores. A proposta é que os beneficiários que recebem até 1 salário mínimo terão direito ao 14º salário no mesmo valor. Por sua vez, aqueles que ganham entre 1 e 2 salários, o valor passa a ser de 1 salário mínimo acrescido da proporção da diferença entre o salário mínimo e o teto do Regime Geral da Previdência Social.
Até o momento, o que se sabe é que o valor do montante garantido no INSS, deve ser limitado a 2 salários mínimos para todos os beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alerta aos idosos 60+
No momento, o avanço da proposta do 14º salário do INSS está em tramitação e sujeito à aprovação de uma legislação específica.

Todavia, de acordo com o portal Senado de março de 2024, acabou viralizando nas redes sociais a notícia de que seria votado, na época, a real definição sobre o abono aos aposentados e pensionistas do órgão do Governo Federal. Mas, a mesma fonte enfatiza que a INFORMAÇÃO É FALSA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicado do Governo Lula
Ademais, segundo o anúncio do atual Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dadas em entrevista exclusiva ao jornal O GLOBO e publicada no dia (06) de março de 2023, o pagamento é de difícil execução.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta”, disse o ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o que resta aos beneficiários do INSS é esperar as atualizações e acompanhar as notícias para ver se o projeto caminha positivamente neste ano de 2025.

Considerações finais
- A proposta do 14º Salário do INSS está em tramitação desde 2020 para benefício adicional aos aposentados e pensionistas;
- Em suma, a proposta ainda não veio a ser aprovada e está em processo de tramitação;
- Ademais, o Ministro Carlos Lupi aponta dificuldade financeira para execução do pagamento;
- Assim, os beneficiários devem seguir acompanhando o andamento do projeto em 2025.
Veja mais notícias sobre o INSS CLICANDO AQUI.
Quem teria direito ao 14º salário do INSS?
Em suma, caso aprovado, o décimo quarto salário deve ser destinado a todos os beneficiários que recebem o 13º salário do INSS, incluindo aqueles que receberam aposentadorias, auxílios-acidente, auxílios-doença, auxílios-reclusão, pensões por morte e subsídio-maternidade.
Todavia, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não foi contemplado pelo PL.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br