Jornalista da Globo comunica saída da emissora e fim após 50 anos: “Não dá mais”

Jornalista da Globo comunica saída da emissora e fim após 50 anos: “Não dá mais”; confira todos os detalhes agora

13/08/2025 10h01

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Jornalista da Globo comunica saída e fim após 50 anos: “Não dá” (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)

Jornalista da Globo Jota Júnior anuncia aposentadoria após 50 anos de carreira: “Não dá mais”

O jornalista da Globo e narrador esportivo José Francischangelis Júnior, conhecido nacionalmente como Jota Júnior, anunciou oficialmente sua aposentadoria. Aos 76 anos, ele encerra uma trajetória de 50 anos no jornalismo esportivo, sendo 24 deles dedicados à Globo e ao Sportv.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após mais de 30 meses afastado das transmissões desde sua saída da emissora, Jota Júnior confirmou ao UOL que não voltará aos microfones. “Eu já havia tomado essa decisão há algum tempo. Parei. Não dá mais”, declarou.

O narrador revelou que a decisão foi amadurecida com o tempo. Em uma postagem feita nas redes sociais, que foi posteriormente apagada, ele explicou os motivos para encerrar a carreira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Francischangelis Júnior anuncia aposentadoria

“Quando me perguntam por que não volto a narrar, são 30 meses já, reitero que é muito importante saber a hora de parar. Primeiramente, que os convites quase desaparecem por causa do etarismo e da filosofia correta de renovar o quadro de narradores. Depois vem a autoavaliação e o reconhecer que a garganta não é mais a mesma”, escreveu.

Em seguida, ele destacou que as transmissões exigem preparo físico e mental intensos. “Transmitir ao vivo não tem script. É puro e total improviso. Atenção extrema. Confesso que hoje não estaria apto a desenvolver um trabalho com a quase perfeição que se exige”, completou.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Natural de Americana (SP), Jota Júnior começou a carreira em rádios do interior, migrando depois para a capital paulista. Passou pela TV Gazeta e Bandeirantes até ser convidado por Galvão Bueno para integrar a equipe da Globo em 1999.

Durante sua passagem pela emissora, narrou principalmente jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e partidas de clubes paulistas no Sportv, consolidando-se como uma das vozes mais conhecidas do esporte na TV brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornalista demitido da Globo

Jota Júnior deixou a Globo em março de 2023, após 24 anos na casa. Segundo ele, a justificativa oficial foi “cortes financeiros” e ajustes internos. Desde então, não voltou a narrar. Em entrevistas, o narrador contou que já vinha se sentindo “meio descartado” nos últimos anos, especialmente após a pandemia, quando percebeu a renovação do quadro de narradores e a diminuição de convites para grandes jogos.

No desabafo que fez antes de apagar, Jota Júnior foi direto ao falar sobre seu momento de vida: “A garganta já não é a mesma, o fôlego, a rapidez no raciocínio, o pique para as maratonas de viagens… Passou. Foi bom enquanto a mente e o físico correspondiam.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, ele finalizou ressaltando a responsabilidade de estar diante do público: “Não é só abrir o microfone e falar. Temos que ter responsabilidade e respeito a quem nos oferece sua audiência.”

Assim, o jornalista da Globo se despede dos microfones com cinco décadas de dedicação ao esporte, deixando um legado marcado pela paixão, profissionalismo e respeito ao telespectador.

Volta de Rodrigo Faro gera mal-estar em corredores da Globo

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.