
Morre José Mojica Marins, o Zé do Caixão (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Mojica Marins, o Zé do Caixão, estava internado em hospital, mas morreu nessa quarta-feira, 19 de fevereiro.
Morreu o ator, diretor e roteirista José Mojica Marins, famoso por ter vivido durante boa parte de sua vida o personagem Zé do Caixão, aos 83 anos, em decorrência de uma broncopneumonia. Ele, inclusive, estava lutando contra a doença, chegando a ser internado no hospital Sancta Maggiore.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascido em uma sexta-feira 13, Mojica, ou Zé do Caixão como era chamado, é considerado um dos mestres do terror mundial. Originalmente sua obra foi desprezada pela crítica brasileira. O ator dava vida a um coveiro sádico que aterrorizava uma cidade. Ele queria ser pai de uma criança perfeita e para isso queria encontrar a mulher perfeita, matando quem se colocasse no caminho.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mojica dirigiu 40 produções e atuou em mais de 50 filmes. Seu interesse pelo cinema de terror escatológico começou nos anos 1950, mas foi em 1964, com o filme “À meia-noite levarei sua alma”, que ganhou o apelido de Zé do Caixão.
José Mojica Marins, o Zé do Caixão, tem uma vasta lista de trabalhos; ator é vitima de doença e morre (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na TV, o artista surgiu logo em uma série na TV Tupi com o nome de “O Estranho Mundo do Zé do Caixão”. É uma versão de um programa da TV Bandeirantes que ele tinha estreado em 1967, em que, na pele do famoso personagem, punha os alunos de sua escola de interpretação para atuar em tramas assustadoras. Na Tupi, porém, o programa perde a verve realista e ganha um tom mais surrealista, onírico.
De acordo com o o site oficial do personagem, o nome verdadeiro do Zé do Caixão é Josefel Zanatas. O coveiro era filho de um casal dono de uma rede de agências funerárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ator comentou sobre a composição do personagem
“Quando despertei do pesadelo, no comecinho de 1963, a ideia do Zé já estava definida, e então comecei a correr atrás de sobras de negativo em estúdios de São Paulo, como a Vera Cruz e a Maristela, para poder filmar uma história em que aquele homem procurava a mulher ideal para ser a mãe de seu filho”, contou ele em entrevista a O Globo, em 2013. Ator morre e deixa saudades.