Juros no Pix? Informe do Nubank revela quando a cobrança é feita

Existe juros no Pix? Nubank esclarece quando a cobrança ocorre; Veja 5 dicas para evitar essa surpresa na conta
É fato inquestionável que o Pix revolucionou as transações financeiras no Brasil ao oferecer transferências instantâneas e gratuitas para pessoas físicas. Contudo, uma dúvida paira sobre os usuários de bancos digitais: “Será que existe cobrança de juros no Pix?“.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste contexto, um informe do Nubank, uma das maiores fintechs do país, esclarece a questão e revela os cenários em que a cobrança acontece.
A resposta para essa pergunta é relativa, uma vez que Pix só gera juros quando você utiliza o cartão de crédito e não quita a dívida integralmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, a chave reside em separar a gratuidade do sistema de pagamento da cobrança do crédito rotativo ou parcelado.
Cenários em que os juros do Pix são cobrados
Conforme dito acima, a cobrança de juros não se aplica ao Pix tradicional (feito com o saldo da conta), mas sim às operações que envolvem o uso de crédito.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ou seja, os juros surgem em três situações principais, transformando o Pix em uma compra parcelada com encargos:
- 1. Pix com cartão de crédito e parcelamento:
Ao utilizar o cartão de crédito para fazer um Pix, o valor da transação é lançado na sua fatura. Você deve pagar este valor até a data de vencimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se você optar por parcelar a fatura ou parcelar o valor do Pix diretamente no momento da transação, o Nubank cobrará juros pelo parcelamento. As taxas variam conforme o número de parcelas escolhidas.
- 2. Uso do crédito rotativo na fatura:
O cenário mais perigoso ocorre quando você não paga o valor total da fatura do cartão de crédito. O saldo restante entra automaticamente no crédito rotativo do cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você pagará juros elevados sobre esse saldo remanescente, incluindo o valor do Pix que você fez no crédito.
O crédito rotativo representa uma das taxas mais altas do mercado.
- 3. Pix Cobrança não pago no prazo:
Embora o Pix em si não tenha taxas para pessoas físicas, o Nubank pode cobrar juros se você utilizar o serviço de “Pix Cobrança” e atrasar o pagamento da fatura.
A lógica é a mesma do rotativo, pois o pagamento é considerado um crédito no cartão, e o atraso ativa os encargos.
Como evitar a cobrança de juros no PIX pelo Nubank?
Entretanto, o Nubank oferece orientações claras para que os clientes mantenham a gratuidade das operações e evitem as taxas elevadas do crédito. Inclusive, a disciplina financeira é a melhor defesa:
- Pague a fatura integralmente: Sempre quite o valor total da fatura do cartão de crédito até a data de vencimento. Você anula assim a incidência de juros;
- Não use o crédito rotativo: Evite a todo custo deixar saldos pendentes na fatura, pois o crédito rotativo apresenta taxas de juros elevadas;
- Planeje seus pagamentos: Se você precisar parcelar o valor do Pix no cartão, verifique atentamente as taxas de juros aplicadas e escolha o parcelamento que melhor se encaixa no seu orçamento;
- Use o “limite adicional” com atenção: O Nubank destina o “limite adicional” para Pix no crédito. Saiba que ele não tem custos adicionais de juros ou IOF, além dos encargos que já incluem financiamentos de boleto ou Pix no crédito. Use-o com cautela;
- Verifique as taxas na hora: Sempre confira as taxas de juros na tela de confirmação do Pix no aplicativo antes de finalizar a transação. O sistema informa o custo total.
Você evita assim que a conveniência do Pix se transforme em uma dívida cara e mantém o controle total das suas finanças.
Mas, para mais dicas do Nubank, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.