Atenção: Você pode ser demitido por justa causa do emprego e esses são os motivos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
1 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Demissão por justa causa é mais comum do que se imagina (Foto: Reprodução)

Para quem não sabe, caso algumas dessas regras sejam quebradas, o patrão pode mandar o funcionário embora e acarretar na perda de alguns direitos

Muito se fala sobre a relação entre empresário e funcionário, mas pouco se sabe, realmente, sobre algumas regras judiciais previstas nesse conjunto. A mais temida delas, é claro, é a demissão por justa causa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De fato, existe essa situação em que o profissional deixa uma companhia sem alguns de seus direitos. Mas, obviamente, isso precisa ter algum motivo plausível para se explicar na carteira de trabalho, caso aconteça.

+ Silvio Santos ‘abre mão’ de Eliana e entrega apresentadora para emissora concorrente do SBT

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um deles, de acordo com o Artigo 482 da CLT, é a indisciplina. E, nisso, muita coisa pode se enquadrar, inclusive, o comportamento do funcionário nas redes sociais. O documento prevê que, caso esteja expondo outras pessoas da empresa, o contratado pode levar uma bela justa causa.

Porém, o comportamento indisciplinado vai para além disso, envolvendo também coisas como embriaguez, quebra de sigilo, ação desonesta, atos obscenos, bullying e, também, condenação criminal, se acontecer em meio ao período de contrato. Isso, vale ressaltar, é muito mais comum do que se imagina.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Oficial: Globo faz anúncio sobre Sérgio Chapellin, após 4 anos do apresentador deixar emissora

Apesar da demissão por justa causa, o trabalhador não perde todos os seus direitos na carteira (Foto: Reprodução)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Demitido por justa causa tem algum direito?

Ao contrário do que se pensa, sim. Quem é mandado embora por alguma decisão apontada no Artigo 482 da CLT, perde a multa do FGTS, mas tem acesso ao 13º salário proporcional ao ano, seguro-desemprego e férias vencidas. Ou seja, não sai exatamente com uma mão na frente e outra atrás.

+ Sandra Annenberg ‘invade’ o Jornal Nacional, convoca o público e William Bonner dá aviso ao vivo na Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile