
Paulo Henrique Amorim é condenado por ofender jornalista do grupo Globo (Foto: Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já condenado em outras ocasiões por ofender o diretor de jornalismo da Globo Ali Kamel – o qual chamou de racista e teve que pagar R$ 60 mil – e o também jornalista da emissora dos Marinho, Heraldo Pereira – neste caso, PHA teve que se retratar publicamente em artigo na Folha de SP, após chama-lo de “negro de alma branca” – Paulo Henrique Amorim voltou a ser condenado por ofender outro jornalista do Grupo Globo.
A Turma Criminal do Colégio Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve a decisão de primeira instância que decidiu condenar o apresentador da TV Record e editor do blog Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim, por ter se referido ao colunista de O Globo, Merval Pereira, como “jornalista bandido”. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor a ser pago por Amorim, que antes era de 5 salários mínimos, saltou para 30. Mas a pena poderia ter sido pior. Na sentença, a Justiça manteve a revogação da prisão do apresentador, que escapou de ser condenado a cumprir pena de um mês e dez dias de prisão.
O enfrentamento judicial entre Paulo Henrique Amorim e o colunista de política do jornal O Globo começou quando Merval se sentiu ofendido pela legenda que foi utilizada, ainda em 2012, pelo Conversa Afiada – blog de autoria de PHA – que ao colocar uma foto do blogueiro do jornal carioca em reprodução de uma reportagem, usou as palavras “jornalista bandido”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois do entendimento da primeira e segunda instâncias, de que a atitude de Amorim configurou injúria, ele agora só pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar modificar a condenação.
Atualmente, Paulo Henrique Amorim é um dos apresentadores do “Domingo Espetacular”, da Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE