Acabou! Justiça determina falência de loja mais amada pelos brasileiros após trágica crise

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mulher olhando prateleiras vazias / Placa de falência - Montagem TVFOCO

A falência de uma das empresas mais amadas pelos brasileiros diante de crise

Com a falência determinada pelo desembargador J.B. Franco de Godoi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), uma das empresas mais amadas do Brasil acabou confirmando o seu adeus no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante de uma crise considerada como sem precedentes, a empresa acabou não resistindo diante da situação delicada e a falência foi então confirmada.

Estamos falando da famosa Livraria Cultura, que em 17 de maio, de 2023 o desembargador J.B. Franco de Godoi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), optou por derrubar a liminar concedida à Livraria Cultura e voltou a decretar a falência da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, então, isso fez com que a decisão de falência imposta em 9 de fevereiro de 2023 fosse respeitada. Naquela ocasião, o juiz Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho, decretou falência da empresa aós descumprimentos de alguns pontos do processo de recuperação judicial.

A empresa foi fundada em 1947 (Reprodução: Internet)

A salientar, os colaboradores da Livraria Cultua conseguiram entrar com o pedido de recuperação judicial. Assim, o desembargador Franco de Godoi, da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ-SP, recebeu o pedido da empresa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, após uma rigorosa análise, foi confirmado de fato que a Livraria não teria mais jeito e por isso, sua falência foi confirmada no último dia 17 de maio de 2023.

Qual é a atual situação da Livraria Cultura?

De acordo com informações do portal STJ, em nota divulgada em 30/06/2023, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo concedeu liminar para suspender os efeitos da decisão da Justiça de São Paulo que havia determinado a convolação (transformação de situação jurídica) da recuperação judicial da Livraria Cultura em falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Livraria Cultura é uma das lojas mais amadas dos brasileiros (Reprodução: Internet)

De acordo com a fonte, o relator levou em conta o princípio da preservação de empresa, que, segundo ele, tem “inegável e relevante função social e cultural, cuja quebra causa enorme prejuízo tanto à comunidade de credores como à coletividade em geral”.

“O ministro entendeu que estão presentes a plausibilidade do direito invocado e o risco de dano irreparável ou de difícil reparação, decorrente de eventual demora na solução da causa, pois a reação do mercado a uma medida desse tipo é imediata”, pontuou, sobre a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota enviada ao Estadão, Sérgio Herz, CEO e herdeiro da empresa, disse que a livraria agora procura um novo local para retomar as atividades.

“Durante os últimos três anos, estivemos em discussões construtivas com o proprietário sobre o valor do aluguel, buscando um acordo que nos permitisse continuar operando nesse local icônico. Infelizmente, apesar de nossos esforços mútuos, não conseguimos chegar a uma solução viável para ambas as partes”, diz o comunicado.

Por fim, é importante ressaltar ainda que o site oficial da Livraria Cultura segue com seu funcionamento normal com suas vendas onlines ativas. E também com funcionamento físico, como por exemplo, na Livraria Cultura- Conjunto Nacional que fica na Avenida Paulista, 2.073 Bela Vista – 01311-940 São Paulo – SP.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile