Kaká, Pato e bilionário do Liverpool se unem para comprar gigante do Brasil ainda na temporada de 2025
A SAF (Sociedade Anônima do Futebol), vem ganhando cada vez mais notoriedade no futebol brasileiro. Ao redor do Mundo, ela faz parte à um bom tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No futebol brasileiro, clubes como Botafogo, Cruzeiro, Bahia, Santa Cruz, América-MG, e entre outros já possuem o modelo, e vem tendo resultados impressionantes.
Contudo, desta vez, os ex-jogadores Alexandre Pato, Kaká e o bilionário dono do Liverpool, um dos maiores times do Mundo, querem comprar gigante do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kaká
Recentemente, o ex-jogador do São Paulo, Milan, Real Madrid, Orlando City e Seleção Brasileira, concedeu uma entrevista ao portal ‘Quino Quarto’, e revelou o desejo de se tornar dono de uma SAF no Brasil.
“É uma das coisas que eu penso sim. Ter um time. Assim você acaba participando um pouco mais diretamente das decisões estratégicas, decisões de negócios, participar do todo. Gosto muito dessa ideia de uma gestão geral”, disse Kaká.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time em questão ainda não foi revelado, porém Kaká disse que já tem algumas opções em mentes para comprar nos próximos anos.
Pato
Já Alexandre Pato, ainda em 2024, concedeu uma entrevista ao canal ‘Flow Sport Club’, e aos 34 anos de idade também revelou ter o desejo de virar dono de algum time no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu tenho uma vontade muito grande de ser dono de clube, eu adoro marketing, é uma oportunidade de os clubes crescerem fazer conexões com fora do país e trazer outros tipos de investidores”, disse Pato.
Bilionário do Liverpool
Contudo, não é somente ex-jogadores que querem ser donos de clubes do futebol brasileiro. Desta vez, o dono do Liverpool, da Inglaterra, no qual é a Fenway Sports Group, também planeja investir no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Uol’, a Fenway planeja ‘copiar’ o modelo que o Grupo City adotou para o Bahia, de Rogério Ceni.
Alguns clubes como: o Athletico-PR e Internacional, foram procurados pela empresa bilionária em meados de 2022, mas as conversas acabaram não evoluindo.
Conclusão Final
Em suma, ainda não se sabe quando Pato, Kaká, e a Funway irão comprar times no futebol brasileiro, nem quais times serão.
Qual é a diferença entre presidente e dono do time?
O futebol costuma ter estrutura parecida com a do governo. Sendo assim, os sócios elegem representantes para o Conselho Deliberativo, que seria como um Legislativo, e para a diretoria, como se fosse o Executivo e no topo, fica o presidente.
Nesse caso, o presidente da diretoria também recebe um mandato, podendo ser entre dois e quatro anos, com ou sem direito à reeleição, e ainda conta com vice-presidentes estatutários.
No futebol brasileiro, são pessoas não remuneradas e que ficam no cargo temporariamente. Porém, no caso da SAF, o proprietário passa a ter o poder de decisão de maneira definitiva.
Além disso quem compra parte ou todo um clube-empresa só sai do negócio quando vender a sua participação ou acontecer algo muito grave.