Lanche com baratas: Interdição da Vigilância contra fast food n°1 https://tvfoco.uai.com.br/lanche-com-baratas-interdicao-vigilancia-sanitaria-fast-food O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 26 Sep 2025 07:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Sanduíche com baratas e mofo: Interdição da Vigilância Sanitária contra Rede de fast food n°1 abala clientes https://tvfoco.uai.com.br/lanche-com-baratas-interdicao-vigilancia-sanitaria-fast-food/ Wed, 12 Mar 2025 12:15:02 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2350370 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Vigilância Sanitária interdita rede de fast-food em Maceió, após infestação de baratas e nojeira (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)
Vigilância Sanitária interdita rede de fast-food em Maceió, após infestação de baratas e nojeira (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Vigilância Sanitária interdita rede de fast food após denúncia de infestação de baratas em meio aos lanches e ingredientes e mofo

E uma famosa rede de fast food, localizada no bairro da Serraria, em Maceió, foi interditada pela Vigilância Sanitária após uma fiscalização revelar sérias irregularidades no local, colocando em risco a saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A interdição ocorreu no dia 23 de março de 2024, e as autoridades descobriram no estabelecimento uma série de problemas sanitários.

Inclusive a presença de uma infestação de baratas entre os sanduíches.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações obtidas pelo portal G1, a equipe especializada em fiscalização e serviços do TV Foco traz todos os detalhes da operação e como os cidadãos podem denunciar caso se deparem com situações similares.

Comidas armazenadas fora da geladeira (Foto Reprodução/VISA)
Comidas armazenadas fora da geladeira (Foto: Reprodução/VISA)

Irregularidades encontradas no local

Durante a vistoria, fiscais da Vigilância Sanitária constataram que o ambiente estava em péssimas condições de higiene. Entre as principais infrações encontradas, destacam-se:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Sanduíches de baratas“: Os fiscais detectaram uma infestação de insetos entre alimentos e ingredientes na preparação dos lanches, o que violou gravemente as normas sanitárias, pois as baratas são vetores de várias doenças.
  • Alimentos vencidos: Os fiscais encontraram um lote de 180 hambúrgueres com prazo de validade expirado.
  • Sujeira e mofo: O estabelecimento apresentava paredes mofadas e uma grande quantidade de sujeira, comprometendo ainda mais a qualidade do ambiente e dos alimentos.
Materiais enferrujados, sujeira e presença de baratas no ambiente (Foto Reprodução/VISA)
Materiais enferrujados, sujeira e presença de baratas no ambiente (Foto Reprodução/VISA)

Todas essas irregularidades levaram à autuação do estabelecimento, que deverá responder a um processo administrativo.

Nesse caso, a penalidade pode variar de R$ 180 a R$ 38 mil, de acordo com a gravidade das infrações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impacto na saúde pública

Conforme dito anteriormente, baratas em ambientes onde os alimentos ficam representam sérios riscos, como:

  • Transmissão de doenças gastrointestinais: As baratas podem ser portadoras de microrganismos como Salmonella e E. coli, causadores de intoxicações alimentares. Essas infecções podem resultar em diarreia, vômitos, cólicas abdominais e até quadros mais graves, dependendo da resistência do consumidor.
  • Reações alérgicas: Fezes e partes do corpo das baratas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas, resultando em sintomas como espirros, tosse e até crises asmáticas.
  • Contaminação cruzada: Ao se alimentar de lixo e resíduos, as baratas transportam bactérias e outros microrganismos que podem contaminar alimentos e superfícies do local, aumentando o risco de doenças alimentares.
Refrigeradores abertos e com equipamentos elétricos dentro (Foto Reprodução/VISA)
Refrigeradores abertos e com equipamentos elétricos dentro (Foto Reprodução/VISA)

Situação atual e manifestação da Sandubaria

Embora a Vigilância Sanitária tenha divulgado detalhes sobre a interdição e as condições encontradas no estabelecimento, o nome do mesmo não foi identificado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, não é possível localizar representantes da sandubaria para comentar sobre a situação.

A falta de informação impede que se detectem as medidas corretivas que possam ter sido tomadas para resolver as irregularidades apontadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária?

No entanto, a Vigilância sempre reforça a importância da participação da população no combate a irregularidades em estabelecimentos comerciais.

Em Maceió, a população pode fazer denúncias de duas formas:

  • Telefone: 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
  • WhatsApp: (82) 98752-2000, disponível 24 horas por dia para receber mensagens de texto, fotos e vídeos.

No resto do Brasil:

  • Fala Brasil: Canal oficial de denúncias – clique aqui*
  • Presencialmente na unidade do seu município.
  • Pelo telefone SAC da Prefeitura do seu município.
  • Em SP: 156 (SAC da Prefeitura).
Fala. BR é um dos canais de denúncia oficial (Foto: Reprodução/Vigilância Sanitária)

Conclusões:

Em suma, a Vigilância Sanitária interditou uma rede de fast food em Maceió após encontrar uma infestação de baratas entre os alimentos e ingredientes, além de mofo e alimentos vencidos.

O estabelecimento foi multado e enfrentou um processo administrativo devido às graves irregularidades.

Por fim, a população pode denunciar situações semelhantes à Vigilância Sanitária por telefone ou WhatsApp, contribuindo para a segurança alimentar e a saúde pública.

Mas, para mais informações sobre a Vigilância Sanitária, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

The post Sanduíche com baratas e mofo: Interdição da Vigilância Sanitária contra Rede de fast food n°1 abala clientes appeared first on TV Foco.

]]>