Comida com larvas: ANVISA liga o alerta com descoberta estarrecedora em nº1 de Recife, PE

Descoberta de larvas em comida expõe falhas na merenda, leva MPPE a investigar segurança alimentar na rede estadual e acende alerta da ANVISA

07/04/2025 7h00

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Comida com larva ativa o alerta da ANVISA (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/GMN/Tv Foco)

Descoberta de larvas em comida expõe falhas na merenda, leva MPPE a investigar segurança alimentar na rede estadual e acende alerta da ANVISA

E um dos serviços públicos mais conceituados de Pernambuco foi alvo de um escândalo e apuração oficial, a ponto de a ANVISA ligar o alerta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Escola Estadual Governador Barbosa Lima, localizada no bairro das Graças, Zona Norte do Recife — e frequentemente apontada como uma das melhores do estado.

Em suma, a instituição entrou na mira do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) após a descoberta de larvas na merenda escolar servida a alunos da rede estadual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações do portal Diário de Pernambuco, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo mais informações sobre o ocorrido e os riscos apresentados.

Escola Estadual Governador Barbosa Lima (Foto Reprodução/Diário de Pernambuco)

Entenda o que rolou:

No dia 1 de março de 2025, o MPPE instaurou um inquérito civil para investigar o caso, após uma denúncia anônima ser registrada na plataforma De Olho na Merenda.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A ferramenta, mantida pela Frente Parlamentar de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), recebe queixas sobre a qualidade da alimentação escolar em todo o estado.

Thumbnail Video Youtube

O que diz a denúncia?

A denúncia registrada na plataforma em março afirmou:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • “Visualizei a presença de larvas ou insetos na merenda servida na escola.”
  • “Já encontraram tapuru nas colheres.”
  • “Os pratos têm um cheiro ruim.”

Diante dessas acusações, as Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Educação) requisitaram esclarecimentos daSecretaria Estadual de Educação (SEE), que tem um prazo de 20 dias para se pronunciar formalmente sobre o caso.

Resposta da Secretaria de Educação

Em nota enviada à imprensa, a SEE afirmou que ainda não foi notificada oficialmente pelo MPPE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, declarou que adotou medidas preventivas:

“Em caráter preventivo e para reforçar o compromisso com a qualidade da merenda e a segurança alimentar dos estudantes, a pasta irá enviar uma equipe de nutricionistas à escola para realizar uma inspeção detalhada no armazenamento do estoque da alimentação, averiguando a qualidade das refeições servidas aos alunos.”

Resposta da Secretaria de educação (Foto Reprodução/Internet)

Quais riscos a presença de larvas apresenta?

A presença de larvas na alimentação escolar não apenas fere os direitos básicos dos estudantes, como também representa um risco grave à saúde pública.

Insetos e larvas em alimentos são indicadores diretos de contaminação biológica, podendo causar:

  • Intoxicações alimentares;
  • Infecções bacterianas;
  • Problemas gastrointestinais sérios — especialmente em crianças e adolescentes, cuja imunidade pode ser mais vulnerável.

Além da repercussão junto ao MPPE, o caso levanta questionamentos sobre os protocolos de armazenamento e vigilância sanitária em unidades escolares da rede pública.

MPE (Foto Reprodução/Internet)
MPE (Foto Reprodução/Internet)

Conclusão:

Em suma, uma situação acendeu um alerta preocupante sobre a segurança alimentar em escolas públicas, mesmo nas unidades mais prestigiadas.

Isso porque o episódio evidenciou a importância de canais de denúncia e da atuação vigilante de órgãos fiscalizadores.

Posteriormente, coube aos responsáveis pela merenda esclarecer como falhas tão graves passaram despercebidas.

Por fim, as denúncias da sociedade são essenciais para manter a dignidade e qualidade dos serviços prestados à comunidade como um todo.

Mas, para saber mais informações da ANVISA/Vigilância Sanitária, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.