Latam avisada: 2 maiores companhias do Brasil fazem anúncio crucial e desfecho é confirmado hoje (15/01)

Gigantes da aviação no Brasil cravaram um anúncio arrebatador com desfecho e deixaram a Latam sem chão; confira os detalhes
Em tempos onde as viagens rápidas e por longas distâncias se tornaram cada vez mais essenciais, as companhias aéreas têm se solidificado no mercado de modo geral. No Brasil, por exemplo, podemos contar com algumas gigantes do segmento, como é o caso da GOL, Latam, Azul e outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nas companhias, nesta quarta-feira (15) de janeiro, um anúncio crucial acabou sendo confirmado e promovendo uma grande reviravolta. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do jornal Folha de S. Paulo.
Fusão
Em suma, a Azul e a Gol selaram hoje o memorando de entendimento que, traz a fusão das empresas após a aprovação pelo Cade e pela Anac. Ademais, a expectativa é de que o processo com os órgãos reguladores venha a se concretizar de fato em um ano, possibilitando a operação conjunta em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio é um tanto temeroso para rivais como a Latam que já foi avisada, visto que, a combinação da GOL e Azul faz nascer um novo competidor com mais de 60% de participação em passageiros.
John Rodgerson, CEO da Azul, concedeu uma entrevista ao Painel S.A., onde relatou uma conversa com o presidente Lula (PT) sobre a operação há cerca de oito meses. Na ocasião, o presidente defendeu uma gigante nacional.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Fechamento do negócio
Ademais, o fechamento da operação entre as companhias aéreas, todavia, depende da concordância entre Abra e Azul a respeito dos termos econômicos, da conclusão satisfatória da due diligence, da assinatura de acordos definitivos e da obtenção das aprovações corporativas e regulatórias, incluindo a aprovação da autoridade antitruste brasileira.
Ainda é necessário existir o cumprimento das condições usuais de fechamento, a conclusão do plano de reorganização da Gol no âmbito do Chapter 11 (nos Estados Unidos) e o recebimento, pela Abra, da devida contraprestação. Abra é a holding de investidores que controla a Gol e a Avianca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo a Folha de S. Paulo, não existe dinheiro novo para ser investido. O fato é que, a fusão só envolve ativos disponíveis.

As marcas vão acabar com a fusão?
O questionamento parece óbvio, afinal, estamos se referindo a união de duas gigantes para a formação de uma companhia ainda mais robusta. Todavia, apesar da união, as marcas Azul e Gol seguirão existindo separadamente, a diferença é que o avião de uma empresa poderá efetuar um voo de outra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- Azul e Gol assinaram memorando para fusão, com operação conjunta prevista para 2026;
- Em suma, a união da gigantes criará um novo competidor com 60% do mercado;
- O negócio depende de acordos, aprovações regulatórias e reorganização da Gol.
Veja mais notícias sobre a Azul CLICANDO AQUI.
Qual a situação da GOL hoje?
Em suma, a GOL Linhas Aéreas está em processo de reestruturação financeira e recuperação judicial. A empresa lida com sérias dificuldades financeiras, principalmente por conta da pandemia de COVID-19 e aos altos custos operacionais.
As informações dessa matéria foram apuradas pelo colunista Julio Wiziack, editor do Painel S.A..
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br