Lázaro Ramos se recusa a receber prêmio dado a defensores da cultura afro-brasileira

07/11/2016 20h50

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Foto: Reprodução)
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O ator Lázaro Ramos rejeitou recentemente a “Comenda Abdias Nascimento”, dada a pessoas que “contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao UOL, ele alegou que a informação da recusa é verdadeira. Em e-mail enviado na última sexta-feira (4) à comissão do Senado responsável por escolher os homenageados, o ator informou o motivo de tal decisão.

Lázaro afirmou que neste momento do país não se sente “confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem”. E ainda escreveu: ”Recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comenda foi criada em 2013 para homenagear quem “contribui para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira”, e é entregue em novembro, sempre em data próxima ao Dia da Consciência Negra (20), a cinco pessoas ou organizações.

Neste ano, os agraciados foram Lázaro Ramos, o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso, o cantor e compositor Lazzo Matumbi, a atriz Zezé Motta e o músico Naná Vasconcelos, morto esse ano (1944-2016).

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Leia a nota de Lázaro Ramos, divulgada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão da Comenda Abdias Nascimento:

“Abdias do Nascimento foi um homem que estava na trincheira da luta pelos direitos da população negra e menos assistida do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem uma história de luta que é referência para todos nós que queremos um país mais igualitário.

Neste momento não me sinto confortável e nem desejoso de nenhuma homenagem pois acho que o momento do país é de conscientização, de organização para compreender em que momento histórico estamos e quais passos precisamos dar para fazer com que a tão sonhada igualdade aconteça um dia de verdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, por esse motivo, recuso essa homenagem na esperança de que tenhamos consciência de que o importante não é o aplauso pelo que foi feito e sim o próximo passo a ser dado”.

Com informações de Maurício Stycer, do UOL.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: jl1919@hotmail.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.