Saiba todos os detalhes sobre os diversos benefícios que são concedidos aos 60+
Não é novidade pra ninguém que os idosos do Brasil contam com inúmeros benefícios com o principal objetivo de melhorar a sua qualidade de vida. Contudo, ainda em pleno 2024, por simples falta de informações, muitos acabam não aproveitando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, com direito a nada mais, nada menos que uma nova lei com isenção da conta de luz e mais 4 benefícios: Idosos 60+ ganham pacotão com 5 presentes e vocês ficarão sabendo de todos os detalhes nesta quarta-feira (28).
Bom, para melhor entender, o Governo Federal tomou a iniciativa do programa Tarifa Social 2024, em que avalia os custos com energia elétrica, oferecendo grandes descontos nos pagamentos para uma grande parte dos consumidores brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘FDR’, esse benefício é destinado para famílias de baixa renda, que estão inscritas no CadÚnico, por isso é importante sempre deixar as informações atualizadas, fazendo com que a Tarifa Social seja inclusa de maneira automática.
Assim, é importante salientar que, no Tarifa Social, os descontos variam de acordo com o consumo mensal de energia:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 65% de desconto para consumo mensal entre 0 e 30 kWh;
- 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
- 10% de desconto para consumo mensal entre 101 e 220 kWh;
- Acima de 221 kWh não há descontos oferecidos.
Confira, portanto, quais são os quatro passos para garantir a isenção na sua conta de luz:
- Ser cliente residencial de baixa renda;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter uma renda familiar mensal per capita inferior a meio salário mínimo;
- Para famílias que possuem pessoas com deficiência que necessitam do uso contínuo de aparelhos elétricos, a renda mensal deve ser de até três salários mínimos.
E as informações não param por aí. De acordo com o portal JUS BRASIL, existem outros benefícios e facilidades que os idosos com mais de 60 anos tem direitos e você provavelmente não sabia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vamos então falar sobre o transporte. Segundo a fonte, para os que tem 65 anos ou mais, os transportes públicos, são gratuitos! Dessa forma, é necessário apenas apresentar a carteira de identidade, comprovando a sua idade.
Contudo, é importante deixar claro que em alguns municípios você deve se cadastrar para a obtenção do passe ou bilhete eletrônica. Portanto, procure informações com a Prefeitura da sua cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os benefícios dos idosos no Brasil?
Já no que se trata do atendimento preferencial, o Estatuto do Idoso diz que as pessoas com 60 anos ou mais devem ter atendimento preferencial imediato e individualizado nos órgãos públicos e privados que prestam serviços à população.
Também podemos citar os medicamentos, que muita gente não sabe, mas, ter direito a medicamentos de forma grátis, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação, também é um direito dos idosos.
E por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer da meia entrada para os idosos. As pessoas acima de 60 anos, têm direito à meia entrada, ou seja, 50% de desconto na entrada de qualquer atividade esportiva, artística e cultural. Ou seja, você tem muito o que aproveitar.
