Coca, Pepsi, Guaraná e mais: Nova lei da ANVISA atinge refrigerantes e traz nova exigência em mercados

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

29/09/2024 20h12

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei da ANVISA atinge refrigerantes e traz nova exigência (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa crava nova lei que atinge em cheio as marcas de refrigerante. A regulamentação, já em vigor, exige que empresas como a Coca, Pepsi e Guaraná façam isso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desempenha um papel crucial na fiscalização de uma série de produtos e serviços no Brasil, principalmente, no que diz respeito ao setor alimentício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma nova lei implementada pela Anvisa, chegou para aumentar a transparência nos rótulos de produtos que contêm altos teores de substâncias prejudiciais à saúde, como gordura saturada, açúcar e sódio.

Dessa forma, a medida da Agência atingiu em cheio marcas de refrigerante. A regulamentação, já em vigor, exige que empresas como a Coca, Pepsi e Guaraná incluam o alerta em suas embalagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei da Anvisa

A nova lei da Anvisa, em vigor desde outubro de 2023, exige que os rótulos de alimentos incluam uma lupa na parte frontal da embalagem.

Conforme o portal ‘Seu Crédito Digital’, a lupa serve como um alerta da presença de altos níveis de substâncias prejudiciais à saúde, como gordura saturada, açúcar e sódio.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Todas as empresas do ramo alimentício, bem como as gigantes dos refrigerantes, como a Coca, Pepsi, Guaraná, tiveram até o dia 22 de agosto deste ano para se regulamentar.

Dessa forma, atualmente, é obrigatório que todos os alimentos, bem como bebidas, possuam a lupa indicando a substância prejudicial presente no item.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rótulos e embalagens mais claras = prevenção à saúde da população

Um dos papéis da Anvisa é realizar a promoção e prevenção à saúde da população. Dessa forma, um fator determinante para a medida, trata-se do combate as doenças crônicas não transmissíveis, como:

  • diabetes;
  • hipertensão;
  • obesidade;
  • problemas cardiovasculares e outros.

Isso porque, o consumo excessivo desses produtos ricos em gordura, açúcar e sódio é um dos principais fatores de risco para essas condições. Podendo agravar algumas situações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a nova regulamentação tem o objetivo de aumentar a transparência das informações nos rótulos e embalagens dos alimentos. Assim, evidenciando possíveis riscos à saúde.

Impacto no mercado

Apesar das grandes empresas de refrigerantes como Coca-Cola e Pepsi sejam umas das mais impactadas pela regulamentação, outros produtos alimentícios também precisaram se adequar às novas exigências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversas marcas de chocolates, balas, gelatinas, doces em geral foram afetadas. Além de sorvetes, snacks, fast food congelados, petiscos, e muitos outros.

De acordo com a fonte, as gigantes como a Pepsi e a Coca, acabaram ficando preocupadas com o impacto nas vendas. No entanto, a prioridade é a clareza nas informações e defesa do direito dos consumidores.

Considerações finais

A regulamentação da Anvisa cravou um passo bastante importante para realizar o seu trabalho, que é promover e garantir a segurança alimentar da população.

Embora algumas empresas se sintam afetadas pela nova lei, uma coisa é certa, é direito do consumidor saber tudo o que está ingerindo, e essas informações devem ser claras e diretas.

Dessa forma, com a lupa e alertas visuais nas embalagens e rótulos, os consumidores terão mais informações para tomar decisões conscientes.

O que a Anvisa fiscaliza?

Conforme o ‘Gov.br’, a Anvisa, tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.

Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.