Tchau, Saque-Aniversário: Lei armada na era Lula traz fim de uma era no FGTS e substituto a CLTs

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Nova lei armada exige fim do saque-aniversário do FGTS (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Agência Brasil/Canva)

Fim do Saque-Aniversário do FGTS pode estar com os dias contados e nova lei trabalhista armada no Governo Lula traz 4 viradas a CLTs

Conforme mencionamos em matérias anteriores, o Governo Federal, por meio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, mantém a intenção de encerrar de vez o saque-aniversário do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto de lei trabalhista que formaliza essa mudança será enviado ao Congresso Nacional até o final deste ano, com apoio do Presidente Lula.

Caso aprovado, ele marcará de vez o fim de uma era, uma vez que o pagamento é crucial para muitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a equipe especializada em direitos trabalhistas do TV Foco, baseadas em informações coletadas do portal Agência Brasil, traz as seguintes informações neste domingo (21)

A origem

Criado em 2019, durante a antiga gestão, o saque-aniversário se tornou uma medida que permite ao trabalhador sacar parte de seu saldo do FGTS anualmente.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, além da opção de investimento de imóveis, o trabalhador só conseguia retirar o recurso em caso de demissão sem justa causa.

Ele teve como principal intuito movimentar a economia, liberando um recurso que pertence ao trabalhador, mas que ficava retido até situações específicas, como a mencionada acima ou aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2020, o governo introduziu a possibilidade de antecipar esse valor, permitindo que o trabalhador contratasse empréstimos com base no valor futuro do saque-aniversário, funcionando como crédito consignado.

Razões na mesa:

Entretanto, o ministro Luiz Marinho sempre demonstrou certa resistência à essa modalidade desde o início e elenca 4 razões para que esse recurso se finde de vez:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Impactos

Porém, ainda não está claro o que acontecerá com os trabalhadores que já possuem empréstimos com base no saque-aniversário. Algumas possibilidades discutidas incluem:

Substituto a caminho:

Porém, a fim de oferecer uma alternativa aos trabalhadores, o governo estuda a possibilidade de um novo modelo de crédito consignado destinado aos servidores do setor privado.

Nesse caso, o trabalhador poderia tomar empréstimos e o pagamento seria garantido pelos depósitos mensais que o empregador faz no FGTS, como podem ver por aqui*

Atualmente, o crédito consignado está disponível principalmente para servidores públicos e aposentados.

Além disso, trabalhadores do setor privado só podem acessar esse tipo de crédito se houver convênios específicos entre a empresa e o banco, algo raro.

Qual a importância do saque do FGTS- Aniversário?

De acordo com o Meu Tudo, grande parte dos trabalhadores que optam pela antecipação do saque-aniversário o fazem para quitar dívidas e pagar despesas básicas:

Conclusões finais:

Em suma, o fim do saque-aniversário visa fortalecer o FGTS e garantir mais proteção aos trabalhadores. No entanto, pode dificultar o acesso a crédito rápido para muitos.

Sendo assim, a transição precisa ser cuidadosamente planejada para que o novo modelo de crédito se torne uma alternativa positiva.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile