Por essa a Uber e 99 não esperavam: Nova lei é armada para garantir +1 isenção e táxi de GRAÇA a idosos 60+

Idosos e gestantes poderão garantir isenção, caso lei seja aprovada
No dia 05 de janeiro deste ano, o projeto de uma nova lei envolvendo a gratuidade de táxi para inúmeros idosos veio à tona e atingiu a Uber e 99.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o programa Vale-Táxi Social.
De acordo com o portal Câmera dos Deputados, a gratuidade será para idosos com doenças crônicas e de gestantes em situação de vulnerabilidade social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso de gestantes, a isenção acontecerá nos durante a gravidez e nos primeiros meses após o parto.
A gratuidade no táxi será na ida e volta até a unidade de saúde, hospital ou maternidade pública, segundo o portal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O responsável pela validação do Vale-Táxi Social será da unidade pública que atender o idoso(a).

MAIS SOBRE O ASSUNTO
A deputada Professora Goreth (PDT-AP) reformulou o projeto de lei do ex-deputado Nereu Crispim (RS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o Projeto de Lei 666/21 visava que apenas idosos inscritos no CadÚnico se beneficiassem do Vale-Táxi Social.
Agora, o projeto garante que qualquer idoso em estado de vulnerabilidade possa participar do programa e o ampliou para gestantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pelo novo texto, o interessado deverá apresentar comprovante de renda familiar e informar a composição da família e o local de residência à assistente social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
“Nada mais justo para as mulheres e suas famílias, em função das consultas médicas periódicas das crianças em tenra idade. Os beneficiários do programa terão acesso facilitado aos serviços de saúde de que necessitam. Por sua vez, o taxista participante do programa terá a corrida custeada pelos recursos públicos”, disse Goreth.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o projeto ainda não é uma lei. A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O que podemos definir a pessoa idosa?
De acordo com o portal do Governo Federal, o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003) – define que a pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.