Fim: Lei de Lula traz adeus de documento tão popular quanto o CPF e substituto já está em vigor em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Pessoa segurando CPF e Lula (Fotos: Reproduções / Internet / Andre Penner/AP)

Lei em vigor no governo Lula, trouxe a extinção de um documento amplamente utilizado pelos brasileiros, substituindo-o por um novo formato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um documento tão importante quanto o CPF, dará lugar a um novo substituto mais moderno, alinhado com as necessidades de segurança do país e dos cidadãos.

Acontece que, o Registro Geral (RG), um dos documentos mais utilizados pelos brasileiros, bem como o CPF está prestes a ser substituído por uma nova versão, mais moderna e segura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, de acordo com o portal ‘Correio de Minas’, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em vigor em 2024 e visa substituir o RG.

O documento de Identidade antigo já tem um substituto (Foto: Reprodução/Internet)

Fim do RG e novo documento substituto em vigor

Esta mudança, em vigor no governo Lula desde 2023, visa unificar até 5 documentos em um só, incluindo CPF, título de eleitor, CNH, carteira de trabalho, registro profissional e caderneta de vacinação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, a CIN não apenas facilita a vida do cidadão, mas também fortalece a segurança e combate fraudes.

O documento pode ser solicitado gratuitamente em 25 estados e no DF e traz importantes inovações, como a inclusão de condições específicas como o transtorno do espectro autista e o uso de QR code.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o CPF será o número único de identificação no país, centralizando dados e simplificando o acesso a serviços públicos e privados.

Embora o novo modelo já esteja em circulação, o RG tradicional ainda terá validade até 2032. A partir dessa data, a troca se tornará obrigatória.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CIN é a nova carteira de identidade (Reprodução: Internet)

Para solicitar a CIN, é necessário comparecer aos órgãos emissores do estado de residência, com a primeira via sendo gratuita e a emissão sendo simplificada.

Para isso, é necessário apresentar:

A mudança visa garantir mais segurança

O objetivo é garantir uma transição eficiente e segura para todos os cidadãos, com a nova identificação unificada como base para a modernização da administração pública no Brasil.

Além disso, vale destacar que, o documento será integrado nacionalmente, visto que antes cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação.

Primeira emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita (Foto: Agência Brasil)

Considerações finais

A implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2024 marca o fim do tradicional RG, unificando até cinco documentos essenciais, como CPF, título de eleitor e CNH, em um único registro.

A CIN traz inovações como o uso de QR Code e a inclusão de informações como o transtorno do espectro autista, aumentando a segurança e a eficiência no acesso a serviços públicos e privados.

Qual a validade da CIN?

O Decreto nº 10.977/2022 estabeleceu os prazos para a renovação da nova carteira de identidade do brasileiro conforme a idade do cidadão. Veja:

Confira também mais matérias sobre atualidades clicando aqui.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile