Lei de trânsito anunciada traz CNH de graça para lista de motoristas em 2025

Uma parcela de motoristas estão pulando de alegria com uma nova lei anunciada que traz CNH de graça em 2025

02/07/2025 9h44

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Nova lei de trânsito traz CNH de graça à lista de motoristas (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma parcela de motoristas estão pulando de alegria com uma nova lei anunciada que traz CNH de graça em 2025

Uma nova lei de trânsito que está em discussão busca novos recursos para garantir a CNH de graça para lista de motoristas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa é uma grande notícia, principalmente para aqueles que estão em uma situação de vulnerabilidade e possam ter o direito de dirigir.

O time do TV Foco especializado em Leis, a partir de informações do portal da Câmara dos Deputados, traz à tona um Projeto de Lei para reduzir os custos da CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque ela prevê que o valor arrecadado pelas multas vai custear a carteira de habilitação para as pessoas de baixa renda no Brasil.

Lei 15.153/25

De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, a Lei 15.153/25 apareceu no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (27), e é uma grande notícia aos brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Acontece que com ela em vigor, as arrecadações de multas em todo país ajudarão a custear a CNH de pessoas que possuem uma baixa renda.

Até então esse valor estava sendo aplicado em sinalizações, engenharia de tráfego, engenharia de campo, policiamento, fiscalização, renovação da frota e educação de trânsito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse novo texto altera o Código de Trânsito Brasileiro, para que possa incluir esse benefício e mais pessoas se beneficiarem com essa grande novidade.

Para estar apto a recebê-lo, basta estar incluído no CadÚnico, em que comprova a sua renda familiar, que precisa ser baixa para que esteja dentro dos requisitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CNH é o principal documento aos motoristas (Reprodução: Internet)
CNH é o principal documento aos motoristas (Reprodução: Internet)

Alguns estados possuem a CNH Social

Para ter direito a CNH Social, além de ser um morador de algum estado que o oferece, precisa ter mais de 18 anos, estudado em escola pública, alfabetizado, renda familiar de até 2 salários mínimos ou desempregado.

Assim, caso cumpra todos esses requisitos, basta seguir 6 passos para solicitar do documento. O primeiro é acessar o site do Detran e confirmar se o local que mora oferecem o programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, procurar a CNH Social e assim se inscrever, apresentando alguns dados e documentos, como CPF, comprovante de renda, dentre outros.

O quarto passo é acompanhar o resultado no site e caso seja contemplado, seguir as orientações disponíveis no site. Por fim, o Detran vai marcar o horário e local das provas e aulas para tirar a CNH.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CNH Social é voltada para as pessoas de baixa renda (Reprodução: Internet)

Conclusões finais

A Lei 15.153/25 publicada no Diário Oficial da União, prevê que o valor arrecado por multas ajudem a custear a emissão da CNH para pessoas de baixa renda.

Porém deve entrar em vigor somente daqui 45 dias, mas já é uma grande notícia para todos que possuem condições mais vulneráveis e sonham em dirigir.

Veja mais matérias de leis de trânsito

Como acessar a CNH digital?

Um dos grandes facilitadores para os motoristas é a CNH digital, que fica disponível através do aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito. Assim, evita-se a perda do documento físico e possíveis dores de cabeça.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.