Deputado do Solidariedade-RJ pede revisão nas atuais regras e propõe mudança na cobrança nas rodovias para motoristas mais velhos e PCDs
Um novo Projeto de Lei aponta para uma possível alteração na tarifação das rodovias federais em 2025. O principal objetivo é favorecer parte dos cidadãos, garantindo a isenção no pagamento dos pedágios a partir deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Agência de Notícias, o texto de número 518/23 sugere liberar os idosos acima de 70 anos e as pessoas com deficiência física das cobranças nas paradas, além de acompanhantes de cidadãos com deficiências visuais, mentais ou Transtorno do Espectro Autismo.
A proposta foi apresentada pelo deputado Max Lemos, do Solidariedade-RJ, mas, por enquanto, ainda está em análise na Câmara dos Deputados. “Trata-se de uma forma de compensação a essas minorias, além de resguardar o direito constitucional de ir e vir livremente”, justificou o político.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, um outro Projeto de Lei, de número 7369/14, também já propõe a isenção do pagamento aos motoristas com deficiência comprovada. Ainda segundo a publicação, o texto foi formado com vários apensados que pretendem beneficiar grupos sociais específicos, possivelmente, ainda este ano.
Free flow
Antes da virada para 2025, o Contran se mostrou favorável à implementação de pedágios eletrônicos nas estradas nacionais, uniformizando de vez as regras de funcionamento do sistema de cobrança no Brasil. O “free flow” permitirá que motoristas passem pelos postos sem precisar parar ou reduzir a velocidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei trabalhista em vigor confirma redução salarial e até demissão por justa causa para CLTs que fizerem isso
● Record paralisa jornal com novo documento, substituto do RG, liberado 100% de graça em 2025
● Atenção aos motoristas: Lei de trânsito dos retrovisores chega com nova regra e traz +1 obrigação em 2025
Esse sistema ainda deve possibilitar que os condutores paguem uma tarifa que corresponde apenas ao trecho percorrido. “O foco da nova regulamentação é proteger o cidadão, dando transparência, opções e mais tempo para pagamento”, disse o secretário de nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, em justificativa.
Conclusão
- Em resumo, o Projeto de Lei 518/23 propõe isentar idosos e PCDs dos pedágios;
- O texto do deputado Max Lemos, do Solidariedade-RJ, ainda está em análise para entrar em vigor;
- No entanto, um outro documento, de número 7369/14, já propunha essa isenção para deficientes;
- Por outro lado, o Contran também se mostrou favorável à digitalização de pagamentos nas estradas;
- Em contrapartida, a mudança contempla todos aqueles que não estão incluídos na lista de isenção.
+ Contudo, veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE