Imperdoável: Nova lei de trânsito chega com ordem nos faróis durante o dia e atinge donos de Fiat, Volks e+

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

02/07/2024 20h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei de transito - faróis - Fiat, Volks (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Motoristas de carros da Fiat e Volkswagen, são pegos de surpresa com nova de lei de trânsito envolvendo os faróis dos veículos

Uma nova lei de trânsito, que está em vigor, traz uma grande mudança sobre os faróis de veículos durante o dia. A medida, que visa aumentar a segurança nas estradas, tem gerado polêmica, especialmente entre os proprietários de modelos Fiat e Volkswagen, que são maioria nas ruas brasileiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2024, a principal mudança nas leis de trânsito brasileiras relacionada à segurança veicular foi a torna obrigatória a presença de faróis de uso diurno, conhecidos como DRL (Daytime Running Light), em todos os carros novos vendidos no país.

Logo da Volks / Logo da Fiat - Montagem TVFOCO
Logo da Volks / Logo da Fiat – Montagem TVFOCO

Segundo o AutoEsporte, as DRLs são luzes frontais do veículo que ficam acesas automaticamente quando o motor está ligado, mas não substituem o uso dos faróis baixos em condições de pouca visibilidade, como à noite ou em caso de chuva forte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A obrigatoriedade dos DRLs entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2024. A lei se aplica a todos os carros novos fabricados no Brasil ou importados a partir de 2024.

Multas

Dirigir um carro sem DRL é uma infração de trânsito e pode resultar em multa. O valor da multa varia de acordo com o estado, mas geralmente gira em torno de R$ 130,16. Vale lembrar que essa medida já estava prevista para 2022, mas foi adiada para 2024.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além da obrigatoriedade dos DRLs, outras mudanças nas leis de trânsito brasileiras em 2024 incluem:

  • Teste de colisão lateral obrigatório para todos os veículos: Essa medida também já estava prevista para 2021,mas foi adiada para 2024.
  • Alerta de cinto não afivelado para todos os ocupantes do veículo: Essa medida já era obrigatória para os bancos dianteiros, mas agora se estende aos bancos traseiros.
  • Novos requisitos para retrovisores em veículos escolares: Os retrovisores devem ser projetados para eliminar os pontos cegos e garantir melhor visibilidade para o motorista.

Com quantos pontos o motorista perde sua carteira?

Com a entrada em vigor da nova legislação, o limite de pontos permitidos na CNH aumentou significativamente. Atualmente, o limite estabelecido é de 40 pontos ao longo de um período de 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.