Donos de Fiat, Volks e mais sem chão: Nova lei de trânsito é anunciada para dar FIM nestas placas de carro

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

30/08/2024 16h19

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei de trânsito anunciada visa fim em placas (Fotos: Reproduções / Canva)

Donos de Fiat, Volkswagen, Renault e mais, ficam surpresos com nova lei de trânsito que pode trazer mais uma mudança na placa do carro

O carro é um dos transportes mais usados pelos brasileiros, que andam diariamente pelas ruas de sua cidade. Fato é que os motoristas também ficam atentos nas leis de trânsito para evitar as multas e pontos na CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 30, iremos mostrar um novo projeto de lei de trânsito, que poderá trazer o fim em uma modalidade nas placas de carro e atingirá os donos de Fiat, Volkswagen, Renault e mais.

No dia 16 de junho deste ano, um novo projeto de lei de trânsito teve sua aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Caso aprovada na Câmera, os motoristas deverão lidar com uma mudança nas placas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Lei 3.214/2023 determina a volta das informações sobre município e estado nas placas dos veículos registrados no Brasil, segundo informações do portal InfoMoney.

Em 2020, os carros lidaram com a adoção o modelo de placa veicular do Mercosul, que retira os dados de estado e município. O modelo traz apenas a bandeira do país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Agora, o Projeto de Lei 3.214/2023, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), visa reintroduzir os dados dos estados e municípios nos veículos, seja em carro ou moto.

O senador Esperidião Amin (PP-SC), que reforça que a mudança pode facilitar a identificação de um veículo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”, disse o senador.

MUDANÇA

Com a aprovação no CCJ, inúmeros motoristas de carros da Fiat, Volkswagen, Renault e demais modelos, ficaram assustados com a nova regra devido as possíveis mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta aprovada pela CAE estabelece que a regra seja válida para carros e motos emplacados um ano após a eventual publicação da lei. Mas, os brasileiros devem ficar tranquilos.

Isso porque, a proposta ainda seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois será avaliada pelos senadores e deputados. Ou seja, ainda não é uma lei.

Mas, caso aprovada, a lei irá garantir o fim das placas sem as informações do estado e município de cada veículo.

É OBRIGATÓRIO TROCAR A PLACA MERCOSUL?

Como havíamos mencionado, atualmente, os carros e motos possuem a placa Mercosul. O Brasil implementou o padrão para identificação de veículos a partir de 2018.

Obrigatória desde 2020, muitos internautas ficam apreensivos se devem ou não mudar a placa, Em carros antigos, a troca é feita em casos específicos, como transferência de propriedade e mudança de estado ou de município, segundo o portal Senado Federal.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.