Canetada do Detran: Lei de trânsito em vigor em 2025 traz PROIBIÇÃO, atinge idosos 60+ e pode cancelar CNH

Mudança na lei de trânsito em vigor em 2025 proíbe práticas comuns e atinge motoristas idosos acima de 60 anos e pode levar ao cancelamento da CNH
A legislação de trânsito, que estar em vigor em 2025, promete gerar intensos debates ao impor restrições inéditas para motoristas idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É determinado medidas que podem resultar no cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de idosos que não atenderem aos novos requisitos.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do portal Monitor do Mercado, detalha agora sobre mudanças no processo da CNH para idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, os condutores realizam exames médicos obrigatórios. Para os idosos, as últimas mudanças na CNH tornaram esse processo mais frequente, pois a validade do documento foi reduzida.
Lei da CNH
A lei da CNH que está em vigor desde 2021, trouxe mudanças que afetam diretamente quem tem mais de 60 anos. Para esse grupo, a renovação do documento acontece com maior regularidade após a alteração no prazo de validade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Vale destacar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece uma idade máxima para dirigir. No entanto, segundo a especialista Lila Cunha, do FDR, o prazo de validade do documento varia para os idosos, sendo:
- 10 anos para condutores com até 50 anos de idade
- 5 anos para condutores com idades entre 50 e 69 anos
- 3 anos para condutores com 70 anos ou mais
Assim, enquanto uma pessoa de 45 anos renova o documento a cada década, uma de 55 anos o faz duas vezes no mesmo período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Exames médicos
Idosos acima de 60 anos terão que passar por uma avaliação médica geral, incluindo exame oftalmológico (de visão) e, possivelmente, testes de coordenação motora e força muscular.
Para os idosos com mais de 70 anos, poderão ser exigidos exames complementares, caso alguma condição de saúde afete a capacidade de dirigir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Idosos pagam IPVA?
Sim, idosos pagam IPVA, mas há exceções dependendo do estado brasileiro. No entanto, em alguns estados, idosos com mais de 65 anos podem ser isentos do pagamento do IPVA. Especialmente se o veículo for o único em seu nome e tiver um valor abaixo de um determinado limite.
Por isso, verifique a legislação específica do estado onde o veículo está registrado, pois as regras variam e isso é importante para confirmar a elegibilidade para a isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONCLUSÃO
Por fim, as recentes alterações nas regras para renovação da CNH visam garantir a segurança no trânsito, especialmente para os motoristas mais velhos, que precisam de avaliações mais frequentes e detalhadas.
Além disso, essas mudanças destacam a importância de um acompanhamento médico regular para idosos, de modo a assegurar que possam continuar a dirigir com segurança.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu