Lei de trânsito garante isenção total do IPVA nesses carros; Veja mais
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos tributos mais temidos pelos motoristas, já que é obrigatório e deve ser pago todos os anos por quem tem um veículo no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo, estado com a maior frota do país, existem regras que permitem isenções, o que ajuda muitos condutores a economizar. Por isso, é importante entender quem tem direito a esse benefício, que pode chegar a 100% de desconto.
A isenção do IPVA é para apenas em casos específicos, como para carros com mais de 20 anos de fabricação, motoristas PCD ou profissionais de certas categorias. No estado, veículos usados como táxis, transporte escolar e ônibus fretados já têm o desconto automático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, taxistas que trabalham com carros usados precisam solicitar a isenção diretamente no site oficial do governo, liberando o débito vinculado ao CPF.
Além disso, o benefício também vale para veículos sustentáveis, movidos a combustíveis alternativos ou energia renovável, como elétricos, híbridos, a hidrogênio, etanol, gás natural ou biometano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa nova regra, em vigor desde janeiro de 2025, seguirá até dezembro de 2026, incentivando o uso de tecnologias mais limpas no transporte.
Afinal, para onde vai o dinheiro do IPVA?
Em suma, mesmo ligado ao transporte, o imposto não financia diretamente a manutenção de rodovias. Além disso, o governo destina 20% do valor arrecadado ao Fundeb, fundo responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento da educação básica no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre o IPVA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
