Detran ciente: Lei de trânsito libera retirada de pontos na CNH em 3 passos

Tudo o que você precisa saber sobre a retirada de pontos na CNH em 3 passos.

03/09/2025 16h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Martelo batido / CNH - Montagem TV FOCO

Tudo o que você precisa saber sobre a retirada de pontos na CNH em 3 passos

A título de informação, as tão temidas leis de trânsito desempenham um papel essencial na organização da sociedade, garantindo a segurança, a ordem e a eficiência nas vias públicas. Assim, em suma, estas normas não apenas regulam o comportamento de motoristas e pedestres, mas também ajudam a prevenir acidentes e proteger vidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em meio as leis de trânsito, sem dúvidas, um dos maiores medos dos motoristas é acabar perdendo a sua Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. Assim, nesta quarta-feira, 3, vocês saberão tudo sobre a legislação que libera retirada de pontos na CNH em 3 passos e pode ser a sua salvação.

Para melhor entender sobre o assunto, a preocupação de muitos motoristas é a suspensão do direito de dirigir, que é uma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) devido a ter certa quantidade de pontos registrados. Confira a seguir a quantidade de pontos prevista de acordo com a natureza da infração:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Gravíssima: 7 pontos.
  • Grave: 5 pontos.
  • Média: 4 pontos.
  • Leve: 3 pontos.

Assim, para quem não sabe, somados os 20 pontos em 12 meses, o motorista poderá ser suspenso do direito de dirigir. Dessa forma, o motorista tem direito a recorrer a este processo também, e tem direito a 3 recursos administrativos para evitar a perda da CNH. 

Como retirar os pontos da CNH?

Em suma, retirar pontos na CNH é possível, e também, é previsto em lei. Segue as possibilidades para que esses pontos possam ser retirados:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

  • Indicação do real condutor: se no momento do ocorrido que acarretou a infração, o motorista não era você, é possível indicar o real condutor do veículo no momento em que aconteceu.
  • Converter a multa em advertência: é possível converter a multa em advertência por escrito em alguns casos, previstos em lei. 
  • Recorrer à multa de trânsito para evitar pontos na carteira: assim que receber uma multa, é possível entrar com recurso administrativo.

Por fim, ressaltamos ainda a importância de seguir as leis de trânsito, afinal, a segurança nas vias públicas é o principal objetivo das normas que regulam o tráfego. Elas são desenhadas para mitigar riscos, minimizar a possibilidade de acidentes e, em última análise, proteger vidas humanas. 

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TUDO A RESPEITO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.