Fique por dentro de uma nova pontuação da CNH, com uma lei de trânsito em vigor chocando os motoristas este ano
Uma série de leis de trânsito em vigor em 2025 está trazendo um grande alerta aos motoristas, sendo algo que deixou os brasileiros em choque com a notícia. Dessa forma, a medida promete atingir bastante o dia a dia dos brasileiros, com a CNH recebendo uma nova pontuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal O Antagonista, que divulgou a notícia no seu site oficial. Agora, o time de redatores no TV Foco traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pela fonte. Além disso, com a sua própria redação.
Nova pontuação
Sabendo disso, o novo esquema de pontuação da CNH estabelece limites variáveis conforme a gravidade das infrações cometidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, antes, em qualquer combinação, a carteira de motorista era suspensa com 20 pontos acumulados em 1 ano. Agora, a regra é mais complexa e leva em consideração a natureza das infrações, dividindo-os em categorias de gravidade e frequência.
Novos limites
Sendo assim, se o motorista acumular 20 pontos com 2 ou mais infrações gravíssimas, a CNH será suspensa. Para condutores que acumulem 30 pontos com uma única infração gravíssima, também há suspensão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, se não houver infrações gravíssimas, o limite pode se estender até 40 pontos, com punições ainda mais severas previstas. Vale lembrar que, no Brasil, as infrações são categorizadas em leve, média, grave e gravíssima, aumentando de acordo com a infração cometida.
Clique aqui para saber mais a respeito de leis de trânsito da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito a CNH Social?
Em suma, o programa CNH Social, que já existe em algumas partes do Brasil, será ampliado em 2025, graças à Lei 15.153/2025.
Assim, diz respeito a isenção dos custos do processo de habilitação para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e tem uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (aproximadamente R$ 759). As principais condições incluem:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Idade mínima: 18 anos.
- Cadastro no CadÚnico: comprovante de inscrição e renda baixa.
- Exigências médicas e psicológicas: aprovadas pelo Detran.
- Residir no estado: tempo de residência pode ser uma exigência.
Dessa forma, a gratuidade cobre toda a habilitação, desde os exames até a emissão da CNH. Entretanto, a renovação da CNH não será gratuita para quem já for habilitado e deseja apenas atualizar o documento.