Lei de trânsito em vigor em 2024 chega com proibição na CNH e crava 3 alertas severos aos motoristas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

28/11/2024 17h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
CNH e nova lei de trânsito - Foto Reprodução Internet

Surpreenda-se com 3 alertas urgentes aos motoristas, incluindo uma lei de trânsito da CNH cravando proibição

Neste ano, os motoristas de todo o Brasil precisam estar atentos com as novas mudanças, pois uma lei na CNH promete mudar a vida dos brasileiros de vez. Dessa forma, 3 alertas chegaram para revolucionar o trânsito, sendo algo que deve atingir bastante as pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são do portal UOL, que destacou a matéria especial no dia 25 deste mês. Assim, o time de especialistas do TV Foco, com base nessas informações e na sua própria apuração, trouxe uma notícia urgente para os motoristas.

Nova lei

Desse modo, a partir de 1º de janeiro de 2025, os motoristas devem dobrar a atenção com uma grande mudança na validade da CNH. O Projeto de Lei 7.746/17, em vigor desde 2020, introduz uma nova estrutura para o documento, além de uma categoria única para veículos automáticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, a validade também foi alterada, com 3 alertas na idade. Ou seja, pessoas com menos de 50 anos terão a carteira válida por 10 anos. Já os indivíduos entre 50 e 70 anos têm o documento por 5 anos. Por fim, os 70+ contarão com apenas 3 anos.

Além disso, a nova lei também apresenta a exigência de cursos especializados para motoristas que desejam conduzir veículos de categorias específicas, como transporte de carga ou passageiros. Dessa forma, os condutores ficam proibidos de não seguirem as normas, podendo ser punidos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Por fim, as mudanças nas regras de habilitação têm o intuito de adaptarem o Código de Trânsito Brasileiro às demandas cotidianas, sempre visando o melhor para os motoristas e as pessoas que utilizam os meios de transporte.

Sendo assim, também é bastante importante que você saiba como renovar a carteira com as alterações da lei da CNH, devendo seguir os seguintes passos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran);
  • Fazer login usando seu CPF ou CNPJ e senha;
  • Confirmar seus dados e seguir as instruções para solicitar a renovação.
Detran - CNH - Idosos (Foto: Reprodução - Gazeta do Povo, Montagem - TV Foco)
Detran – CNH – Idosos (Foto: Reprodução – Gazeta do Povo, Montagem – TV Foco)
Motorista dirigindo em paz ao lado da família (Foto: Reprodução/ Internet)
Motorista dirigindo em paz ao lado da família (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje – Foto: Internet

Clique aqui para saber mais a respeito de notícias relacionadas à CNH.

Quantos pontos são necessários para se perder a carteira de motorista?

Segundo as informações do mesmo site, conforme os dados do Código de Trânsito Brasileiro, se o motorista tiver acumulado 20 pontos ou mais em um período de 12 meses (1 ano) isso pode levar à suspensão da CNH.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusões finais

Por fim, é essencial que você sempre se mantenha informado e por dentro das novas leis e regras de trânsito. Assim, é possível garantir mais segurança e evitar complicações como multas e infrações graves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.