Multa severa na CNH: Lei de trânsito em vigor, sancionada por Eduardo Paes, traz proibição a motoristas no RJ

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/02/2025 23h45

3 min de leitura

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Eduardo Paes -CNH (Foto: Reprodução)

Nova lei de trânsito sancionada por Eduardo Paes entra em vigor no RJ com multa severa na CNH e proibição para motoristas

A lei de trânsito sancionada por Eduardo Paes impõe restrições mais rígidas aos motoristas no Rio de Janeiro, ampliando as penalidades para infrações graves.

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A medida, que já está em vigor, estabelece multas severas e pode até impedir a circulação de condutores que desrespeitarem as novas regras.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis de trânsito e das informações do G1 da Globo, detalha agora lei sobre bicicletas elétricas no Rio de Janeiro.

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Lei de Eduardo Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou em 26 de agosto de 2024 a Lei nº 8.547/2024, que regulamenta o uso de bicicletas elétricas nas ciclovias e ciclofaixas da cidade.

Eduardo Paes crava lei de trânsito que atinge motoristas no RJ (Reprodução/UOL Notícias/Trisul)
Eduardo Paes crava lei de trânsito que atinge motoristas no RJ (Reprodução/UOL Notícias/Trisul)

A nova legislação permite a circulação de bicicletas elétricas equipadas com pedal assistido, desde que atendam a critérios específicos de segurança e desempenho.

De acordo com a lei, as bicicletas elétricas autorizadas devem possuir:

  • Sistema de pedal assistido, onde o motor é acionado somente quando o ciclista pedala;
  • Velocidade máxima de 25 km/h;
  • Potência nominal máxima de 350 watts;
  • Por fim, equipamentos de segurança, como sinalização noturna, campainha ou buzina, e pneus em condições adequadas.

Proibições

A legislação proíbe a circulação de motonetas, motocicletas e triciclos nas ciclovias e ciclofaixas, conforme definições estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

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A multa para quem descumprir as regras é de R$ 1.000, dobrando em caso de reincidência.

O vereador Dr. Gilberto (SDD), autor do projeto, destacou que a proposta foi elaborada após o veto de um projeto anterior que proibia qualquer tipo de bicicleta elétrica nas ciclovias.

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“Modificamos o projeto para permitir a circulação de bicicletas elétricas com propulsão por pedal assistido, melhorando a mobilidade na cidade”, afirmou o vereador.

Guarda multando / Lei de trânsito – Montagem: TVFOCO

Normas

A regulamentação municipal complementa as normas do Contran, que já autorizavam a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias, desde que respeitados os limites de velocidade e características técnicas.

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A prefeitura, por meio de seus órgãos competentes, está definindo os detalhes para a implementação e fiscalização da nova lei.

A sanção dessa lei reflete a crescente preocupação com a segurança e a organização no uso das ciclovias do Rio de Janeiro, buscando equilibrar o incentivo ao uso de meios de transporte sustentáveis com a proteção de todos os usuários das vias.

Precisa CNH para usar bicicleta elétrica?

Não é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir bicicletas elétricas que atendam aos seguintes critérios:

  • Potência máxima de 350 watts;
  • Velocidade limitada a 25 km/h;
  • Motor acionado apenas pelo movimento de pedalar, sem acelerador manual.
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Estes veículos não precisam da CNH (Foto: Reprodução/ Internet)

Entretanto, modelos que excedem esses limites ou possuem acelerador manual são classificados como ciclomotores, exigindo CNH na categoria “A” ou ACC, além de registro e emplacamento.

CONCLUSÃO 

Por fim, a regulamentação das bicicletas elétricas nas ciclovias cariocas representa um avanço na promoção de uma mobilidade urbana mais segura e sustentável.

Assim, atendendo às necessidades dos ciclistas e garantindo a convivência harmoniosa entre diferentes tipos de veículos nas vias destinadas ao transporte não motorizado.

Veja também matéria especial sobre: Multa grave na CNH: Lei de trânsito em 2025 traz proibição na faixa esquerda e motoristas ficam sem chão.

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Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

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