Lei de trânsito traz suspensão da CNH por pontos e apavora motoristas

Lei de trânsito em vigor traz alerta sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e confirma suspensão do documento por conta da ultrapassagem de pontos
Os motoristas podem perder a CNH por conta da ultrapassagem do número limite de pontos. Não é segredo que o Código de Trânsito Brasileiro, CTB, tem um limite de pontos que pode ser atingido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um período de 12 meses, são 40 pontos para quem não tem infração gravíssima, 30 pontos com uma infração gravíssima e 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas.
Sendo assim, quem estoura esse limite no período de um ano, tem a CNH suspensa, afinal, isso implica que você não foi um bom condutor no período e por isso a suspensão do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como ocorre os pontos da CNH?
O CTB destaca que dependendo da infração, você sofre com a perda de pontos na CNH. Antigamente era só 20, então, subiram para 40 pontos nos casos que não tem infração grave.
Mas, cada tipo de ação, tem a sua própria infração e abaixo listamos ela para você:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Infrações Leves: Associadas a condutas de baixo risco, resultam em três pontos na CNH do motorista responsável.
- Infrações Médias: Comportamentos que representam risco moderado resultam em quatro pontos.
- Infrações Graves: Resultam em cinco pontos na CNH e incluem ações mais perigosas.
- Infrações Gravíssimas: Ações que colocam em risco a segurança alheia têm penalização de sete pontos.
Dessa maneira, os condutores que tomarem pontos além do padrão no período de um ano, vão sofrer com a perda da carteira de moto temporário. Sendo assim, máxima atenção.
Aliás, cuidado é o que você precisa ter as infrações gravíssimas. Se tomar 2, já não terá direito aos 40 pontos e sim, apenas os 20. Então, com 2, você já perde 7 pontos na carteira e soma 14.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, mais algumas infrações e acabou a sua permissão para dirigir. Terá que esperar pelo tempo necessário e depois fazer um curso de reciclagem.
Por quanto tempo ficarei sem dirigir?
Isso vai depender, as infrações fazem com que fique de 6 a 12 meses sem dirigir. Mas, em caso de reincidência, a penalidade dobra e você pode ficar até 2 anos impossibilitado na direção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, é interessante tomar o máximo de cuidado possível. Afinal, ninguém quer perder o direito de dirigir, dado a dor de cabeça que se pode ter quando isso ocorre.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br