13° salário bloqueado por conta das dívidas? Veja o que diz a lei

13° salário pode ser bloqueado por conta das dívidas? Veja o que diz lei em vigor

Você que receberá o 13° salário nesta sexta-feira (19) precisa saber se pode ter o benefício bloqueado por conta de dívida

19/12/2025 10h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
13° salário pode ser bloqueado por conta de dívida (Reprodução: Montagem TV Foco)

Você que receberá o 13° salário nesta sexta-feira (19) precisa saber se pode ter o benefício bloqueado por conta de dívida

Nesta sexta-feira (19) é o último dia permitido por lei para que as empresas façam o pagamento do 13° salário aos seus funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, esse benefício pode não chegar até sua conta e ter o seu bloqueio por conta de dívidas, e você precisa saber o que fazer nessa hora.

De acordo com a legislação, o 13° salário pode acabar sendo bloqueado por conta de dívida judicial, principalmente em caso de penhora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As principais situações da penhora são por conta de dívidas referente a pensões alimentícias ou de valores que superar a casa dos 50 salários mínimos.

O bloqueio acontece de maneira automática, já que através do CPF consegue identificar aquelas pessoas que estão em dívida judicial.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Porém existem defesas que os trabalhadores podem fazer, para pedir o desbloqueio ou então a redução de penhora. Mas isso varia de acordo com a situação individual de cada devedor.

Portanto, se você estiver em débito com a justiça, principalmente por pensão alimentícia, saiba que seu 13° salário pode acabar bloqueado de maneira automática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nestes casos é importante que você aja rápido para que não perca o acesso total ao benefício neste ano.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
13° salário pode acabar bloqueado por dívida judicial (Fotos: Canva)

O que fazer se tiver o 13° salário bloqueado?

O primeiro passo é verificar o número do processo na carta do banco e o consultar no Tribunal de Justiça. Por lá você entenderá qual foi o motivo do bloqueio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, procure um advogado especialista em defesa, conte para ele tudo o que está acontecendo, para que ele solicite o desbloqueio.

Um passo importante é juntar todos os tipos de provas, como extratos e holerites, peça ajuda do advogado para saber o que mais é importante.

Por fim, o juiz tomará a decisão final se aceitará o desbloqueio ou valor ou se ele seguirá em penhora por conta das dívidas.

Entenda o pagamento do 13° salário

  • O 13° salário se tornou um benefício garantido aos trabalhadores desde o ano de 1962;
  • As empresas podem optar por pagarem de uma só vez, ou de maneira parcelada, no caso, em duas parcelas;
  • Caso optem por pagar de maneira à vista, deve realizar a liberação até o dia 30 de novembro;
  • Porém, se optarem pelas duas parcelas, a primeira é até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.