Adeus bancos, Bolsa Família e BPC: Nova lei do CPF em vigor traz alerta urgente de bloqueio de benefícios

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

31/07/2024 17h06

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Logo BPC, aplicativo Bolsa Família e mulher segurando o CPF (Fotos: Reproduções / Internet / Luis Lima Jr./Fotoarena/Estadão Conteúdo / Canva)

Lei de Lula, que está em vigor, traz mudança envolvendo CPF e alerta é dado para milhares de beneficiários do Bolsa Família, BPC e mais

No ano passado, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.534/2023, que trouxe uma mudança envolvendo o CPF. A medida atinge diretamente os bancos, Bolsa Família, BPC e outros. Nesta quarta-feira, 31, iremos atualizar todas as informações sobre a lei, que está em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Lei nº 14.534/2023 determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos, de acordo com o portal G1.

Desse modo, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) denomina o CPF como número único para a identificação dos cidadãos. A medida visa amenizar as fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a nova mudança, os cidadãos que são atendidos no CadÚnico deverão realizar a atualização do cadastro para evitar qualquer problema e até o bloqueio do benefício, segundo o portal FDR.

O CadÚnico é a base para que o cidadão receba os benefícios, como Bolsa Família, BPC e outros, de forma correta. No caso de irregularidades no cadastro, o benefício pode ser cortado temporariamente, fato negativo para milhões de brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

ATUALIZAÇÕES

De acordo com o portal FDR, é necessário realizar o a atualização do CadÚnico de forma periódica, o indicado é que seja feita a cada dois anos ou menos. Veja como fazer:

  • O procedimento é realizado em uma unidade do CRAS;
  • No local, o cidadão deverá apresentar os seus documentos e os de todos os membros da família que moram na residência;
  • Aqueles que tiverem o CIN devem atualizar os dados, uma vez que a nova versão do documento elimina o número do RG;
  • Segundo o Governo Federal, a mudança também deverá facilitar na identificação de cidadãos que podem ser atendidos por programas sociais, como Bolsa Família e BPC.

CIN

Como havíamos mencionado, no ano passado, Lula aprovou a lei do CIN. A medida vale para ajudar no combate das fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes, uma mesma pessoa poderia ter diversos números de RG por estado. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e códio de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, a primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas. Já a segunda via será taxada, os preços variam de acordo com cada estado.

COMO FAÇO PARA CONSULTAR O CPF?

O CPF já é um dos documentos mais importantes entre os brasileiros. Mas, poucos sabem como consultá-lo. Desse modo, nós iremos ensinar:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Insira os dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”;
  • O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.