Lei do INSS comunica mudança e qual será a idade mínima para aposentar em 2026

INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirma graças a lei qual será a idade mínima para conseguir se aposentar em 2026 para todos os segurados
Graças a reforma da previdência em 2019, a idade mínima para se aposentar pelo INSS agora é de 62 anos mais 30 de contribuição para as mulheres. E 65 anos mais 35 anos de contribuição para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, há algo que vale a pena citar, que é o fato de desde então ter se implementado uma regra de transição. Afinal, tinha gente perto de se aposentar pela regra antiga e seria injusta já de cara ter que entrar na regra nova.
Por isso que iniciou uma regra de transição. E como ela funciona? Gradativamente, ano após ano, uma a idade vai subindo até bater o que se decidiu em 2019. E nesse processo, vai se aposentando algumas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, qual a idade mínima para se aposentar pelo INSS em 2026?
Conforme informações do INSS, para esse ano, quem deseja se aposentar precisará bater as regras abaixo:
Mulheres: Precisaram somar em pontuação (idade + tempo de contribuição) 93 pontos. Ou caso seja idade mínima mais contribuição, ter 59 anos e 6 meses de idade mais 30 anos contribuindo.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Vamos a um exemplo prático: Imagine que Maria é uma senhora de 61 anos em 2026 que já contribuiu 32 anos de sua vida. Pela regra da pontuação, ela soma 93 pontos (61 anos + 32 anos de contribuição).
Sendo assim, Maria está apta para se aposentar. Dessa maneira, é importante procurar um profissional previdenciário, pois, ele te ajudará no seu caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Homens: No caso deles, vão precisar somar 103 pontos e ter 64 anos e 6 meses de idade, com 35 anos de contribuição. Sendo assim, um pouco maior que em relação às mulheres.
E isso quer dizer, que um homem que já tem 35 anos de contribuição só poderá se aposentar em 2026 quando atingir 64 anos e meio de idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber qual regra se aplica o meu caso?
Primeiramente, pode fazer isso através de um profissional. Mas, se é só consulta, tem como fazer pelo passo a passo logo abaixo:
- Verifique sua data de filiação ao INSS e o tempo de contribuição já acumulado.
- Consulte seu CNIS para garantir que todas as contribuições (empregos, autônomo etc) estão corretamente computadas.
- Use o aplicativo ou o site Meu INSS → serviço “Simular Aposentadoria”. A simulação permite ver quanto tempo falta para cada regra de transição e para a regra definitiva.
- Compare as regras de transição que você preenche parcialmente: às vezes uma regra “mais rígida” pode dar direito mais cedo dependendo da sua idade + contribuição acumulada.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larisse Oliveira
Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br